CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aula web é vista como eixo norteador na educação a distância

Esta dinâmica facilita o percurso do aluno no curso e pode favorecer aprendizagem de forma mais efetiva


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Aula web é vista como eixo norteador na educação a distância
Cahoni, Dayane, Fernanda, Adriana, Sonia, Pazoti, Creres e Ana
Foto: João Paulo Barbosa Aula web é vista como eixo norteador na educação a distância
Carolina Zavadzki Martins e a Dra. Raimunda Abou Gebran


Estudo científico desenvolvido no Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste será apresentado no 2º Sied e 2º EnPED, o Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, realizado este mês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa sobre uso de materiais didáticos de cursos de pós-graduação, em relação ao cenário da educação a distância, mostra que a aula web é um eixo norteador dessa modalidade de ensino. Uma dinâmica que facilita o percurso do aluno e pode favorecer aprendizagem de forma mais efetiva.

A pesquisa resultou no artigo que descreve e analisa os diferentes materiais didáticos adotados nos cursos de pós-graduação da Unoeste. Nos procedimentos metodológicos, a opção foi por apresentar exemplos dos materiais adotados nesses cursos. A partir disso, caracterizou-se cada um deles, enfatizando suas potencialidades e possíveis articulações com os demais recursos utilizados. Para o desenvolvimento da análise, tomou-se como referencial teórico os estudos realizados por Neder e Possari (2009), Sartori e Roesler (2005), Moran e Arantes (2011), entre outros.

O estudo de produção coletiva tem apresentação em duas etapas: na virtual de 15 a 24 e na presencial de 24 a 26 deste mês, sendo que estarão em São Carlos três dos oito membros do grupo: Fernanda Sutkus de Oliveira Mello e Mário Augusto Pazoti, respectivamente coordenadora do curso de Mídias Digitais e Interativas e coordenador tecnológico e de produção de materiais, responsáveis por apresentar; e a Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, atualmente vinculada ao Programa de Mestrado em Educação da Unoeste.

Os demais integrantes do grupo são: a coordenadora geral do Nead, Sonia Sanae Sato; coordenadora acadêmica Dayene Miralha de Carvalho Sano; coordenador administrativo Marcelo Vinicius Creres Rosa; coordenadora do curso de especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira; e coordenador dos cursos de MBA em Gestão Ambiental e Empresarial, em Gestão de Marketing e Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Valdecir Cahoni Rodrigues.

O simpósio e o encontro realizados pela UFSCar têm como tema central “Qualidade na educação: convergência de sujeitos, conhecimentos e práticas tecnológicas”, com a proposta em promover trocas de conhecimentos a respeito das relações entre a educação presencial e a distância, em prol de uma educação de qualidade. Outra finalidade é sedimentar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências em educação a distância, promovendo parcerias e o debate coletivo sobre a natureza e o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o fenômeno educativo na atualidade.

A realização do Sied e do EnPED envolve a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte-UFSCar), com apoio do  Programa de Pós-graduação em Educação. Além do Nead, outro estudo a ser apresentado, desenvolvido no mestrado em Educação da Unoeste, é sobre evasão no ensino a distância, feito por Carolina Zavadzki Martins e orientação da Dra. Raimunda Abou Gebran. A pesquisa, realizada numa instituição de ensino superior do noroeste do Paraná, constatou que a evasão resulta de problemas financeiros, da falta de tempo para se dedicar aos estudos e da dificuldade em se adaptar à metodologia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem