CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Campanha faz apelo para que pessoas sejam doadoras de vidas

Iniciativa do banco de olhos da Santa Casa envolve parceiros como o Lions Cinquentenário e a Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Campanha faz apelo para que pessoas sejam doadoras de vidas
Lançamento foi realizado na ESF “Engenheiro Jólio Martin”
Foto: João Paulo Barbosa Campanha faz apelo para que pessoas sejam doadoras de vidas
Envolvidos na realização campanha em Presidente Prudente


Conscientizar e educar a comunidade estão como o objetivo principal da campanha pela doação de órgãos e tecidos humanos em Presidente Prudente. A contar desta sexta-feira (19), durante nove dias ocorre ampla mobilização nesse sentido, especialmente na rede municipal de saúde que é formada por Unidades Básicas (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), localizadas em pontos que atendem a população de mais de 200 mil habitantes, distribuída em cerca de 300 bairros.
 
Alusiva ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, que transcorre em 27 de setembro, a abertura oficial da campanha foi na manhã de hoje, na ESF “Engenheiro Jólio Martin”, onde é atendido um dos maiores contingentes populacionais, que são os moradores dos jardins Humberto Salvador e Augusto de Paula. Além da panfletagem, no sábado (27) serão ofertados serviços preventivos de saúde na Praça 9 de Julho das 8h às 12h.
 
A iniciativa do Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa de Presidente Prudente, envolve entre os parceiros o Lions Clube Cinquentenário, a Unoeste – por meio da Pró-reitoria de Extensão e Pós-graduação (Proext) e da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da universidade – e a prefeitura municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Na cerimônia de abertura, conduzida pelo jornalista José Vinícius Barbosa da Silveira, o presidente do banco de olhos Irineu Sesti Filho agradeceu a todos os parceiros.
 
Ao apresentar a programação da campanha, o secretário do banco de olhos, José Lauri Miskulin fez um apelo para que cada cidadão seja um doador e ajude na divulgação. Citou como exemplo de amor ao próximo, o fato recente da doação de alguns órgãos de um rapaz que morreu em acidente de moto que foram implantados em outras pessoas. “Um gesto simples, mas que é muito importante para outras vidas”, pontua o presidente do Lions Cinquentenário, Luiz Antônio Gimenes. Para a coordenadora das ESFs, Gisele Aparecida Mariotini Orrigo, a campanha é relevante e os envolvidos participam de uma causa nobre.
 
Acompanhada por alunos do Colégio Unoeste, a professora da Famepp, Magda Luzia Neves, citou o sucesso do projeto Saúde Visual do Escolar, que atende alunos de escolas da rede estadual de ensino em Presidente Prudente, desde o começo do segundo semestre de 2010. O projeto de iniciativa do Lions Cinquentenário envolve a Unoeste e o banco de olhos. Ao falar pela Proext, em nome da pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes de Almeida de Oliveira Lima, a coordenadora de ações extensivas da saúde, Rosilene Martins Viel enalteceu a união em prol das causas sociais.
 
Em nome da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e na condição de colaborador do banco de olhos, Martinho Sérgio Krasuski contou que sua família ficou abatida pela tragédia de um acidente de familiares, mas a doação de órgãos serviu como certo conforto, por saber que outras vidas foram salvas. A exemplo de Miskulin, o gerente administrativo da Santa Casa, José Roberto Garcia, citou nominalmente a Famepp, por reunir professores e estudantes em atendimentos à comunidade, contribuindo com instituições como o hospital ao qual está vinculado.
 
Também participou da solenidade, a assistente social do banco de olhos, Fátima Elisabeth Rota que abriu o momento da benção realizada pelo padre José Schwynd do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Ainda compuseram o grupo central da cerimônia, a gerente da ESF Engenheiro Jólio Martin, Patrícia Gonçalves; a chefe de enfermagem da Santa Casa, Dayane Graciele da Silva Hilário e o presidente do Sindicato dos Contabilistas, José do Carmo Ferreira.
 
Conforme Sesti Filho, a campanha de conscientização da doação de órgãos e tecidos, realizada pelo terceiro ano consecutivo apresenta efeitos que são constatados no banco de olhos, onde são feitos transplantes de córneas, com os pacientes atendidos pela chamada filha única, na qual ficam cadastrados enfermos de todo o Estado. No ano passado foram 37 transplantes. Agora em 2014, já ocorreram 12 e outros três estão agendados. A variação de números decorre dos pacientes e não dos doadores, já que as doações vão para a fila única.
 
O envolvimento da Unoeste na campanha ocorre como uma das ações do Mês da Responsabilidade Social, uma realização da Proext em parceria com a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que estimula a realização anual do Dia da Responsabilidade Social, lembrado no dia 27 de setembro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem