CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Debates sobre profissão farmacêutica ocorrem no Farmoeste

Iniciativa desenvolvida pelo curso de Farmácia teve a participação de profissionais renomados nacional e internacionalmente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Debates sobre profissão farmacêutica ocorrem no Farmoeste
Teatro César Cava sediou as atividades promovidas pelo curso de Farmácia
Foto: Gabriela Oliveira Debates sobre profissão farmacêutica ocorrem no Farmoeste
Membro do CRF-SP, Marcelo Ferreira Carlos Cunha falou sobre o mercado de trabalho para os egressos de Farmácia
Foto: Gabriela Oliveira Debates sobre profissão farmacêutica ocorrem no Farmoeste
Referência internacional na área da farmacologia, o professor doutor Antonio Carlos Zanini da USP apresentou dados relacionados à área da farmacoecono


Com palestrantes renomados de reconhecimento nacional e internacional, a 7ª edição do Congresso Farmacêutico da Região de Presidente Prudente (Farmoeste) e a 20ª Jornada Farmacêutica encerraram-se no sábado (6). Organizadas pelo curso de Farmácia da Unoeste, as iniciativas tiveram como temática principal “Antigas Práticas, Novos Desafios da Profissão Farmacêutica”.
 
Dentre os destaques apresentados aos acadêmicos, o membro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcelo Ferreira Carlos Cunha, falou sobre as oportunidades existentes para o egresso da graduação. “A área de farmácia é extremamente ampla. Para se ter uma ideia, só no setor de medicamentos é possível trabalhar com a pesquisa básica, produção em escala industrial, controle de qualidade, distribuição e transporte. Outros exemplos são as análises clínicas e toxicológicas e acupuntura”, pontua.
 
Ele revela que só no estado paulista existem 105 cursos de farmácia que formam, anualmente, cerca de 5 mil profissionais. “Apesar desse alto número o mercado é bastante próspero principalmente para aqueles que buscam a educação continuada como a realização de residências multiprofissionais. Existem conquistas que também contribuem com esse cenário positivo, como as aprovações da resolução pelo Conselho Federal de Farmácia para a atuação clínica com o paciente e da Lei nº. 13.021 de 2014, que reconhece a farmácia como uma unidade de assistência à saúde”.
 
Referência internacional na área da farmacologia, o professor doutor Antonio Carlos Zanini, da Universidade de São Paulo (USP), esteve na Unoeste para falar sobre a farmacoeconomia. “Apresentei para universitários os horizontes de emprego desse setor e de como eles devem se qualificar para terem futuro promissor. É relevante dizer que aqueles que se dedicam para essa área podem conquistar boas colocações em instituições públicas ou privadas com salários de até R$ 30 mil”.
 
Pela primeira vez em Presidente Prudente, o médico farmacologista ficou maravilhado com a estrutura da instituição. “O curso de Farmácia da Unoeste foge dos padrões das instituições particulares do país e tem todas as condições para formar excelentes farmacêuticos”.
 
O coordenador da graduação na universidade, Luis do Nascimento Ortega, considera que o Farmoeste atendeu todas as expectativas. “Acredito que os temas propostos contribuíram para o embasamento dos acadêmicos e, além disso, promoveram uma reflexão sobre a profissão e o mercado em que ela está inserida”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem