CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Exposição mostra em fotos fragmentos da história de Prudente

Evento da Proext tem parceria oficial do município em contagem regressiva de três anos para o centenário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Exposição mostra em fotos fragmentos da história de Prudente
Estudantes observam painel da expo Memória Prudentina
Foto: João Paulo Barbosa Exposição mostra em fotos fragmentos da história de Prudente
Professor Josué Pantaleão e a pró-reitora Angelita Lima


Em cinco painéis utilizados em frente e verso são apresentas 37 fotos históricas de Presidente Prudente, juntamente com igual número de imagens atuais e feitas em menor número que possibilitam comparações entre passado e presente. Cedida pelo município à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a Exposição Fotográfica Memória Prudentina permanece durante uma semana nas partes superior e inferior da rampa de acesso ao bloco B3 no campus da Unoeste, e no saguão do piso térreo. O trabalho de pesquisa do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto foi produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Sesc Thermas.

Devidamente legendadas, as imagens retratam as duas praças mais antigas da cidade, a Nove de Julho e a da Bandeira; o mais antigo bairro que é Vila Marcondes e que abrigou empresas de beneficiamentos de produtos agrícolas como as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Também são apresentados o Colégio São Paulo (1930) e as escolas Instituto de Educação (IE) Fernando Costa (1941) e Adolpho Arruda Mello (1925). Outras fotos são de vias públicas, hospitais, transportes, entretenimento e boemia, igrejas, cinemas e primeiras moradias. As fotos antigas são em tamanhos maiores e em preto e branco, sendo as atuais coloridas.

Instalada na Unoeste, a exposição está inserida no Mês da Responsabilidade Social e se associa às comemorações oficiais dos 97 anos da fundação de Presidente Prudente, com aniversário no domingo (14). Na condição de presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), cargo em caráter de voluntariado exercido em nome da universidade, o professor Josué Pantaleão da Silva obteve a cessão do material pelo museu e formulou a proposta à pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes Almeida de Oliveira Lima. Houve o aceite, com a exposição instalada por uma semana, finalizando na próxima segunda-feira (15).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem