CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Extensão promove prevenção à saúde e alimenta afetividade

Projeto comunitário é levado ao programa familiar mantido pelo governo estadual aos sábados e domingos nas escolas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Extensão promove prevenção à saúde e alimenta afetividade
Atendimento da Medicina, precedido do preenchimento de ficha
Foto: João Paulo Barbosa Extensão promove prevenção à saúde e alimenta afetividade
Serviços prestados pelo curso de Estética e Cosmética
Foto: João Paulo Barbosa Extensão promove prevenção à saúde e alimenta afetividade
Equipes da Unoeste e da Escola Cleófano Motta


Atividades da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) promovem serviços e alimentam a afetividade de egressos da Unoeste. Um fato frequente e constatado mais uma vez no sábado (30), durante os serviços prestados na Escola Estadual Cleófano Mota, no município de Taciba. O Projeto Saúde e Beleza na Comunidade esteve inserido no Programa Escola da Família, por solicitação da educadora profissional Helena Batista dos Santos Costa, com anuência do diretor José Aparecido Monteiro e do coordenador Claudinei da Silva Martins.

Na condição de egressa dos cursos de Letras e de Pedagogia da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), Helena já havia utilizado os serviços da Unoeste há dez anos, quando trabalhava na Escola Municipal João Sebastião Lisboa, em Presidente Prudente. “Agora, em Taciba, resolvi pedir mais uma vez pelos bons serviços prestados”, disse e manifestou orgulho em ser atendida pela instituição onde fez seus dois cursos superiores.

Em razão dos compromissos profissionais é que não deu continuidade ao terceiro curso, o de Direito, se desligando da Unoeste na condição de aluna, mas mantendo o vínculo e a afetividade através das atividades de extensão, como as do final de semana em Taciba. Orientados e acompanhados por professoras, estudantes de Estética e Cosmética, Farmácia e Medicina ofereceram à comunidade massagem relaxante, higienização facial, orientação sobre o uso de filtro solar, teste de glicemia (diabetes) e aferição de pressão arterial.

“Nós entramos com a estrutura da escola e a Unoeste traz os serviços para os nossos alunos, seus pais e a comunidade em geral”, disse Monteiro sobre o programa paulista que tem o objetivo de manter o uso do espaço público aos sábados e domingos, ofertando atividades de lazer, esportes, cultura e cursos como o de artesanato. São utilizados todos os espaços possíveis, incluindo as salas de aula, pátio, quadra e ginásio de esportes. “É todo um processo de valorização da escola”, pontuou.

Logo que implantado no segundo semestre de 2003, o Escola da Família teve a presença da Unoeste na Cleófano Mota, conforme a ex-diretora Solange Silva Smerdel. Retornou agora e poderá voltar em breve, conforme entendimentos prévios e solicitação a ser apresentada à pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. Há interesse pela Caravana da Saúde, onde estão inseridos vários cursos e diferentes serviços prestados em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp).

Em Taciba, os estudantes de Medicina estiveram acompanhados da professora Luciana Álvares Calvo, enquanto os de Estética e Farmácia por Rosângela Cristóvão Ferreira e Rosilene Martins Viel, que também são coordenadoras de ações extensivas de saúde da Proext, juntamente com o assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Os atendimentos ocorreram das 9h às 12h na escola que atende 650 alunos do ensino fundamental e médio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem