CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fase de orientação vocacional motiva visita à universidade

Num grupo de alunos do ensino médio em escola pública de Teodoro Sampaio prevalece interesse pelas engenharias


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Fase de orientação vocacional motiva visita à universidade
Visita ao laboratório de rochas, dos cursos das engenharias
Foto: João Paulo Barbosa Fase de orientação vocacional motiva visita à universidade
Material de divulgação dos cursos ofertados pela Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Fase de orientação vocacional motiva visita à universidade
Visitantes da escola de Teodoro Sampaio e equipe do +Unoeste


Empenhados em contribuir com seus alunos na tomada de decisão pré-vestibular, sobre a escolha da profissão, professores da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz incluem nessa fase de orientação vocacional visita à universidade. Nesta terça-feira (30), 31 alunos de classes do segundo e terceiro anos do ensino médio foram recebidos pelo Programa +Unoeste, mantido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com a visita incluída no Mês da Responsabilidade Social, em atenção ao apelo de promoção da cidadania feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
 
No grupo de visitantes existe predomínio de interesse pela área das engenharias, especificamente civil, de produção e mecânica. “É o que temos detectado”, contou a professora de física Jussineia Luiza Wedekim da Silva, que integrou a comitiva procedente de Teodoro Sampaio (SP), liderada pela coordenadora pedagógica do ensino médio e professora de língua portuguesa Michele Fernanda Meneguim. Em termos de universidade, essa foi a primeira visita do ano. Em outras oportunidades, os alunos estiveram no Parque Estadual do Morro do Diabo, no próprio município; no Museu de Língua Portuguesa e na Pinacoteca, em São Paulo.
 
“Tentamos direcioná-los para que não percam tempo, sabendo que é muito difícil fazer um semestre de determinado curso, depois parar para começar tudo de novo”, comentou Jussineia. Além das orientações na escola e as recebidas junto ao +Unoeste, os alunos assistiram ao vídeo institucional da universidade e receberam material de divulgação dos cursos ofertados, produzidos pelo Departamento de Comunicação. Explicações envolveram professores, estudantes universitários e a coordenadora de ações extensivas culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza.
 
O roteiro na Unoeste incluiu orientações e exibição de vídeo em ateliê de aulas práticas, visitas ao Acerco Educacional de Ciências Naturais (Aecin), laboratórios de química e das engenharias (rochas, fotografia, hidráulica e materiais) e ao centro zootécnico, todos localizados no campus II. Tudo que foi visto será trabalhado, pelos alunos visitantes, com os professores da escola que atende cerca de mil alunos do ciclo dois do ensino fundamental e do ensino médio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem