CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Feira de adoção e exames gratuitos marcam Dia do Veterinário

Iniciativas promovidas pelo curso de Veterinária da Unoeste são realizadas até sexta-feira (12), no Hospital Veterinário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Feira de adoção e exames gratuitos marcam Dia do Veterinário
Acadêmicas de Veterinária com os animais Fred e Nina que estão em busca de um lar
Foto: Gabriela Oliveira Feira de adoção e exames gratuitos marcam Dia do Veterinário
A proprietária Sara Manea trouxe a cachorra Dara para participar da iniciativa
Foto: Gabriela Oliveira Feira de adoção e exames gratuitos marcam Dia do Veterinário
Cachorra Puma fez exame de diabetes


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% das doenças que afetam os seres humanos têm origem em animais. Dessa forma, a atuação do médico veterinário vai muito além do que cuidar de animais de pequeno ou grande porte, pois ele também possui responsabilidades quando se fala da saúde pública da população.
 
Conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil possui o maior número desses profissionais no mundo, com um total de 90 mil. Para se ter uma ideia, 190 instituições disponibilizam essa formação, oferecendo anualmente ao mercado 5 mil novos veterinários. Atentos a esse cenário, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste prepara de maneira diferenciada os seus acadêmicos, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.
 
Um exemplo dessa postura é a iniciativa promovida nesta semana em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, lembrado hoje (9). “Até sexta-feira (12), o Hospital Veterinário da universidade realizará gratuitamente exames em cães e gatos para diagnóstico de diabetes, hipertensão, olho seco, displasia e tumor de mama”, revela a diretora de Veterinária na instituição, Glaucia Prada Kanashiro.
 
Sobre a importância desses exames, a professora comenta que essas doenças são muito comuns nesses animais. “O grande problema é que os proprietários não conseguem perceber os sintomas. Por isso, a prevenção é a melhor alternativa”.
 
Glaucia ressalta que as atividades contam com a participação dos alunos da graduação e do mestrado em Ciência Animal. “Integrar vivências como essas são relevantes, pois oferecem uma visão humanística para esses estudantes. Além disso, eles conseguem beneficiar a sociedade proporcionando serviços importantes para cães e gatos”.
 
Por meio dessa iniciativa, David Cordeiro Ananias trouxe de Álvares Machado (SP) sua cachorra, Puma, para fazer os exames preventivos. “Esses serviços são muito bons, pois tenho a oportunidade de saber como está a saúde dela, conclui.”.
 
Adote um amigo – Nesta semana, o curso também promove a 2ª Feira de Adoção de Pequenos Animais, no estacionamento do Hospital Veterinário. Com o slogan “Ele vira latas, mas pode virar seu amicão”, a ação tem o envolvimento direto dos calouros do curso e integra as práticas do Trote do Bem. “Esses acadêmicos organizaram a atividade e estão trabalhando para que esses animais encontrem um lar”, conta Glaucia.
 
Ela fala que foram colocados para adoção seis cachorros e cinco gatos do canil da universidade, além de cinco cachorros da Pastoral de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que é parceira da graduação. “Todos eles estão vacinados, vermifugados e castrados. Quatro já ganharam uma nova família, mas ainda existem outros que estão à espera de um amigo”.
 
A aluna do 1º termo, Mayara Vecchia, está envolvida na feira. “Achei interessante participar dessa atividade, pois acredito que é muito válido incentivar a doação de animais”.
 
Palestra – Na quarta (10), às 19h30, no auditório Azaleia, a professora doutora Silvia Franco Andrade ministrará a palestra “Uso de Ômegas na Clínica Médica de Pequenos Animais” para toda a comunidade acadêmica e profissionais interessados. A entrada é a doação de 1 kg de ração seca ou uma lata de ração molhada para cães ou gatos. As arrecadações serão destinadas para entidades assistenciais da cidade.
 
Todas as ações em comemoração ao Dia do Veterinário estão cadastradas junto a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da universidade.
 
Serviço – As atividades ocorrem no Hospital Veterinário da Unoeste, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no campus II. Mais informações pelo (18) 3229-2035. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem