CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada de Design de Interiores termina com duas palestras

Evento ocorreu de 16 a 19 de setembro e contou com oficinas e palestras


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Jornada de Design de Interiores termina com duas palestras
Paulo Roberto Gonçalves de Oliveira falou sobre Briefing e Design Social
Foto: Mariana Tavares Jornada de Design de Interiores termina com duas palestras
Oliveira é especialista em metodologia e iluminação


A 2ª Jornada de Interiores da Unoeste, que ocorreu de 16 a 19 deste mês, encerrou-se com palestras ministradas pelo designer de interiores e especialista em metodologia e iluminação, Paulo Roberto Gonçalves de Oliveira. Com atuação em projetos e consultorias na área, lighting design, design de produtos e acessórios, o profissional falou sobre dois temas aos estudantes: Briefing e Design Social.

Segundo ele, o designer precisa aprender a ‘brifar’ corretamente.  “O briefing é uma ferramenta do design, que não é o mesmo que o programa de necessidades da arquitetura e engenharia”, explica. Conforme ele, o programa de necessidades é um levantamento, basicamente, das necessidades espaciais, já o briefing é levantamento das necessidades ambientais, espaciais, psicológicas e subjetivas. “Se utilizado de forma errada, não conseguimos captar todas as informações necessárias para desenvolver um projeto corretamente”, salienta. Oliveira ressalta ainda que não existe receita pronta de briefing, pois cada caso é um caso.

O segundo assunto tratado na noite de sexta-feira (19), foi sobre como inserir o design de interiores na questão social. O palestrante reforçou que o profissional pode ajudar na moradia de interesse social, no comércio popular e até mesmo melhorar espaços dos bairros. “Quando se fala em design de interiores pensamos em casa e apartamentos grandes, móveis sofisticados, e, na verdade, precisamos enxergar o outro lado, pois temos responsabilidade e precisamos exercer esse papel”.

Oliveira conta que é um trabalho que precisa ser desenvolvido junto às associações de bairro, mantendo um bom relacionamento com os fornecedores, pois, segundo ele, a maioria das empresas e indústrias tem programas de responsabilidade social e pode contribuir nessa questão com o fornecimento de materiais. “Vemos esses conjuntos habitacionais com imóveis de até 40 metros quadrados para uma família grande. Temos que pensar como vamos resolver essa questão. Além disso, tem os orfanatos e asilos que precisam da nossa ajuda enquanto designers”, afirma.

Programação – Na terça-feira (16) foram quatro oficinas: “Acompanhamento de obras: Implantação do projeto na execução da obra”, com Elisama Zamberlan de Azevedo Costa; “Revestimento”, com Eliana Nunes Ribeiro; “Perspectiva com ponto de fuga”, com Korina Aparecida Teixeira Ferreira Costa; e “Criatividade”, com Josué Pantaleão. No dia 17, a psicóloga Joana Sanches Justo e a arquiteta Edda Maria Bertoncini ministraram a palestra “Psicologia e Arquitetura em Design de Interiores”. E na quinta-feira (18), o designer André Luiz Casteião falou sobre “Projetando emoções”, e o músico e artista plástico André Luiz Gonçalves de Oliveira abordou sobre “Soundscape Design - Desenho de paisagem sonora e percepção do espaço”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem