CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina tem estudos aceitos em congressos internacionais

Docentes da graduação participam de eventos científicos importantes da área médica 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Medicina tem estudos aceitos em congressos internacionais
Na área de anestesiologia e reanimação, curso de Medicina estará representado em congressos dos EUA e da França
Foto: Cedida Medicina tem estudos aceitos em congressos internacionais
Dra. Rita de Cassia Higa, durante o 2º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, em Florianópolis
Foto: Cedida Medicina tem estudos aceitos em congressos internacionais
Dr. Oscar Haruo Higa palestrou sobre cáusticos e endoscopia no evento em Florianópolis


A Unoeste estará representada em dois grandes congressos internacionais na área de anestesiologia e reanimação. Dois trabalhos foram aceitos em eventos científicos nos Estados Unidos e na França, conforme informa o professor do curso de Medicina e pesquisador internacional da universidade, o médico anestesiologista Dr. Edmundo Pereira de Souza Neto. Na próxima semana, de 18 a 20 de setembro, o docente estará no Congresso da Sociedade Francesa de Anestesia – Reanimação (SFAR). Já em outubro, de 11 a 15, apresentará os trabalhos no Congresso da Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA).
 
Conforme o docente, são os eventos científicos mais importantes da área dos respectivos países. “No congresso americano encontram-se pesquisadores de diversas nacionalidades, sendo de grande interesse na comunidade científica”, relata.
 
Os estudos intitulam-se “Concordância da Monitorização Não-invasiva da Hemoglobina através da CO-Oximetria de Pulso com Medidas Laboratoriais Invasivas” (Agreement of Noninvasive Hemoglobin Monitoring by Pulse CO-Oximetry (SpHb) with Invasive Laboratory Measurements) e “Comparação entre as Medidas Ecográficas e Tomográficas em Pacientes com Lesão Cerebral” (Accuracy of Midline Shift and Third Ventricle Measures by Transcranial Sonography Compared to Computed Tomograph).
 
A primeira pesquisa foi realizada no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente e coordenada pelo professor doutor José Francisco Cursino de Moura Junior. “Demonstramos que a  monitorização não invasiva da hemoglobina através da CO-Oximetria de pulso é uma alternativa interessante na medida invasiva da hemoglobina em procedimentos hemorrágicos”. O outro estudo, realizado em colaboração com os Hospices Civils de Lyon, Souza Neto explica que avaliaram a concordância da mediação do diâmetro do terceiro ventrículo e do desvio da linha média entre as duas técnicas. “Constatamos que a ecografia transcraniana bidimensional pode ser uma técnica interessante quando a tomografia não puder ser realizada”.

Congresso Brasileiro – Na primeira semana desse mês, os professores de Medicina doutores Rita de Cassia Bomfim Leitão Higa e Oscar Haruo Higa participaram do 2º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, em Florianópolis (SC). A Dra. Rita proferiu a palestra “Aspectos complementares em Toxicologia Forense”, e o Dr. Oscar palestrou sobre cáusticos e endoscopia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem