CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Educação promove jornada de âmbito internacional

Práticas educativas em contextos de riscos serão debatidas com pesquisadora de universidade australiana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação promove jornada de âmbito internacional
Alunos do mestrado em Educação da Unoeste podem participar do evento


Será realizada na próxima semana a 1ª Jornada Internacional de Práticas Educativas em Contextos de Risco, realizada pelo Programa de Mestrado em Educação da Unoeste. Estará em Presidente Prudente a doutora em psicologia comunitária, Alison Baker, na condição de convidada junto a Victoria University, de Melbourne, na Austrália. Para a palestrante estão reservados três dias de intensas atividades, de terça (9) a quinta-feira (11), incluindo reunião com pesquisadores, palestra, aula e visitas em projeto social e instituição de apoio humanitário.

A realização da jornada faz parte do projeto de internacionalização do programa, conforme as coordenadoras doutoras Camélia Santina Murgo e Raimunda Abou Gebran e de acordo com entendimentos envolvendo os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária, doutores Adilson Eduardo Guelfi e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. O evento tem ainda, o caráter interinstitucional, com a participação de estudantes do mestrado em Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus da Unesp em Presidente Prudente (FCT/Unesp).

Na terça-feira (9), o dia será ocupado com reuniões de professores pesquisadores e estudantes, das duas instituições de ensino superior, envolvidos em grupos de pesquisa. À noite, Alison Baker falará para alunos do 5º ao 10º termo de Psicologia da Unoeste. Será das 19h às 22h, no auditório Azaleia, no campus II. Estão diretamente envolvidos na organização do evento a diretora Regina Gioconda de Andrade e o aluno Alex Pessoa, que intermediou o convite à palestrante, sua conhecida na Austrália, onde fez parte do doutorado em educação. Pessoa faz Psicologia na Unoeste e é doutorando na Unesp.

Na palestra, o tema será “Explorando caminhos para transformação social através da psicologia comunitária e da libertação”. Na quarta-feira (10), será ministrada disciplina, no formato tópicos especiais, para mestrandos das duas instituições. O objetivo será apresentar aos alunos de mestrado diferentes abordagens de pesquisa, como o mixed-methd, técnicas de documentário para desenvolver senso de justiça e capacidade de ação social dos jovens e photo-ilicitation para compreensão de práticas educativas. Será das 8h às 12h e das 14h às 18h, numa das salas da pós-graduação ou no auditório Ipê, dependendo do número de participantes.

Para a quinta-feira (11) a programação reserva durante a manhã visitas ao projeto Aquarela, que atende crianças e adolescentes em escola instalada no Parque Ecológico Cidade da Criança; e ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Cambuci, na zona leste, conforme entendimento mantido com a secretária municipal de assistência social, Regina Penati. Conhecer o contexto educativo, que envolve população em vulnerabilidade, é um primeiro passo para possível parceria em pesquisa científica. A parceria pretendida envolve atividades de extensão associadas à pesquisa.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem