CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa avalia aspecto conservacionista no cultivo de cana

Estudo voltou-se aos atributos químicos e físicos de solo com e sem aplicação de vinhaça e outros parâmetros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa avalia aspecto conservacionista no cultivo de cana
Claudinei Cardin durante a fase de arguição da defesa pública
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa avalia aspecto conservacionista no cultivo de cana
Banca examinadora: Tiritan, Santos e Brancalião
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa avalia aspecto conservacionista no cultivo de cana
Cardin com os doutores Santos, Tiritan e Brancalião


A expansão da indústria sucroalcooleira no oeste paulista, associada ao fato de que o Brasil é o maior produtor de açúcar e etanol do mundo, motivou o tecnólogo Claudinei Alerto Cardin a ingressar no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste e durante o mestrado desenvolveu estudos sobre atributos químicos e físicos de solo cultivado com cana de açúcar, com e sem aplicação de vinhaça, colhida de forma manual e mecanizada.  Uma das conclusões foi a de que a aplicação de vinhaça, associada ao sistema de colheita sem queima, incrementou a concentração de potássio na camada de solo até 40 centímetros de profundidade. Outros parâmetros avaliados sugerem novos estudos, com avaliação por um maior período de tempo.
 
Cardin se submeteu à defesa pública frente a banca examinadora na tarde desta quinta-feira (26), na qual o examinador convidado, na condição de membro externo, Dr. Sandro Roberto Brancalião enalteceu a qualidade do estudo orientado pelo Dr. Carlos Henrique dos Santos. Fato elogiado pelo convidado foi sobre o aspecto conservacionista presente no experimento realizado na safra 2012/2013, numa empresa do setor de bioenergia, na região de Presidente Prudente. Brancalião é pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), radicado na unidade de Ribeirão Preto, e compôs a banca examinadora juntamente com o Dr. Carlos Sérgio Tiritan, coordenador da graduação em Agronomia da Unoeste e vice-coordenador do programa de pós stricto sensu.
 
A vinhaça já se constituiu no grande vilão do segmento, quando figurava como um dos principais agentes de contaminação de mananciais, inclusive provocando a mortandade de peixes. Desde os anos 1980, os pesquisadores têm prestado grande contribuição para solucionar o problema. Daí a fertirrigação surgiu como solução para o descarte da vinhaça que chega a ser de 12 a 15 vezes mais que o volume do álcool produzido. O resíduo do processamento industrial, também conhecido como vinhoto, tem sido utilizado como fertilizante, aplicado por aspersão direito na lavoura. Agora, o estudo de Cardin esteve voltado em avaliar alterações nos atributos químicos e físicos do solo regional, classificado como Argiloso Vermelho Amarelo.
 
As avaliações das áreas foram realizadas seguindo delineamento inteiramente causualizado, em esquema fatorial 5x5, caracterizados por quatro sistemas de manejo: 1- sem vinhaça e sem queima, 2- sem vinhaça e com queima, 3- com vinhaça e sem queima, e 4- com vinhaça e com queima; além da área de mata nativa da área de preservação permanente. As amostragens do solo ocorreram e cinco profundidades, de 10 a 50 centímetros, com quatro repetições. A mostra da mata foi utilizada como testemunha para demonstração das alterações nas propriedades químicas e físicas do solo, pela aplicação dos manejos. As amostras coletadas foram analisadas no Laboratório de Solos da Unoeste.
 
A dissertação produzida – incluindo revisão bibliográfica, resultados da pesquisa e discussões – foi aprovada pela banca examinadora. Claudinei Alberto Cardin foi aprovado para receber o título de mestre em Agronomia, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Quando na graduação pelo curso superior de tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Cardin havia feito trabalho com o sequestro de carbono e viu na pós-graduação stricto sensu a oportunidade de avançar sua atuação na produção científica, exatamente no segmento de sua escolha profissional.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem