CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professores da saúde lançam livro referência sobre dor

Intitulado “Dor”, teve seu lançamento durante o 11º Congresso Brasileiro de Dor, em São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Professores da saúde lançam livro referência sobre dor
Dr. Marco Aurélio Marangoni é um dos organizadores da obra
Foto: Matheus Teixeira Professores da saúde lançam livro referência sobre dor
Dra. Gisele Alborghetti Nai tem capítulo sobre fisiopatologia da dor
Foto: Matheus Teixeira Professores da saúde lançam livro referência sobre dor
Parte anatômica está em texto de autoria de Janete Caprioli Carrocini


Três professores da área da saúde da Unoeste estão com seus nomes estampados no livro “Dor”, lançado na semana anterior pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) durante o 11º Congresso Brasileiro de Dor, em São Paulo (SP). O Dr. Mauro Aurélio Marangoni é um dos organizadores do manual e as professoras Dra. Gisele Alborghetti Nai e Janete Caprioli Carrocini são autoras, nessa ordem, dos capítulos “Bases patológicas da dor” e “Bases anatômicas das vias de dor”.
 
“A dor não é uma manifestação que só um profissional de saúde vai cuidar, ela faz parte do indivíduo, então todos os profissionais que se preocupam em cuidar de alguém, agem ou tratam da dor”, expressa Marangoni, que diz que o livro já é considerado uma referência no tema, por ser o primeiro a mostrar uma visão prática do assunto. Chegar a esse status se deve à crença de Marangoni de que “quem se propõe a ser docente universitário não pode se limitar a ser alguém que repete informações, precisa produzir material bibliográfico para que os alunos possam aprender”.
 
Janete discorre sobre anatomia e sistema nervoso, então, reforça que é fundamental saber onde se inicia a dor, por onde é conduzida e as áreas de interpretação e resposta dela. “Essa via da dor vai ter acesso tanto farmacológico (uso de remédios) quanto cirúrgico ou de imagem, que é tomografia ou ressonância, por exemplo”. Dra. Gisele, que faz abordagem sobre a fisiopatologia, explica que o termo refere-se ao mecanismo de formação de uma doença ou de um sintoma  como a dor  e como repercute no organismo. “O profissional de saúde compreendendo como isso ocorre consegue dar uma melhor assistência para o paciente e escolher uma melhor forma de tratamento para ele”.
 
Da editora Manole, o livro tem 44 autores, edição feita pelas doutoras Renata Dejtiar Waksman e Olga Guilhermina Dias Farah e coorganização de Fabiola Peixoto Minson e Marcia Carla Morete. Conta com 619 páginas, divididas em nove seções e faz parte da coleção “Manuais de Especialização” do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.  A Rede de Bibliotecas da Unoeste terá um exemplar no seu acervo à disposição dos acadêmicos e demais leitores que tenham interesse em aprofundar-se nos mais variados aspectos referentes à dor.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem