CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projetos sociais de Prudente sugerem pesquisa internacional

Sondagem envolve pesquisadores canadense e brasileiros inseridos num contexto de caráter interinstitucional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projetos sociais de Prudente sugerem pesquisa internacional
Pesquisadora Alison Baker e alunos do Projeto Aquarela
Foto: João Paulo Barbosa Projetos sociais de Prudente sugerem pesquisa internacional
Na Associação Betesda: Camargo, Camélia, Pessoa e Graziella
Foto: João Paulo Barbosa Projetos sociais de Prudente sugerem pesquisa internacional
Lucimeire, Camélia, Regina, Alison, Pessoa, Simone, Grasieli e Maria


Como parte do processo de internacionalização do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, sugere pesquisa internacional o contexto educativo de projetos que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Uma sondagem inicial ocorreu nesta semana, na estadia de três dias em Presidente Prudente da pesquisadora canadense radicada na Austrália, Alison Baker. Possíveis estudos científicos, de caráter interinstitucional, devem envolver na parceria pesquisadores da Unoeste, Unesp e  Victoria University, de Melbourne, instituição do atual vinculo de Alison, que é doutora em psicologia comunitária pela universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
 
No terceiro dia de sua visita, na quinta-feira (11) a canadense integrou comitiva para conhecer ações socioeducativas em três espaços: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Alexandrina, na zona norte; Projeto Aquarela, em escola instalada no parque ecológico Cidade da Criança e Associação Betesda, mantida pela igreja Nova Jerusalém e conveniada com a Prefeitura, com sede no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na zona oeste. Pela manhã no Cras e no começo da tarde no Aquarela, estiveram juntos a coordenadora do programa da Unoeste, doutora Camélia Santina Murgo, a doutora Renata Libório, do Departamento de Educação da Unesp e o doutorando Alex Pessoa.
 
No fim da tarde, estiveram na Betesda: Camélia, Pessoa e a coordenadora de ações sociais, esportivas e culturais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Graziella Plaça Orosco de Souza. O trabalho educativo nos dois espaços vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social e no âmbito da igreja evangélica, que também utiliza a Praça da Juventude e da Longevidade Francisco Vinha, causou impacto à pesquisadora que vem de um trabalho junto a jovens de comunidade carente em El Salvador, na América Central. Em todos os locais obteve informações e pode acompanhar ações socioeducativas, sendo recebida com muito carinho e presenteada com produtos feitos por alunos e seus pais.
 
No centro de referência, a recepção envolveu a coordenadora técnica pedagógica do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do projeto Criança Cidadã, Simone Tomiazzi, as assistentes sociais Grasieli Tomazelli Bonini e Lucimeire Coimbra, a educadora social Márcia Pantaleão Olivia, a coordenadora de Psicologia da Unoeste, Regina Gioconda de Andrade e a estagiária em assistência social Maria Márcia Barbosa. No Projeto Aquarela, a acolhida foi do coordenador Fernando Diamante.
 
Na Betesda, receberam a comitiva o coordenador Itamar Xavier de Camargo e assistente social Ana Rafaela Brandão de Sá. Conforme Camélia, a ideia de inserir o Programa de Mestrado em Educação da Unoeste nesse e em outros espaços sociais, tem a aprovação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, doutor Adilson Eduardo Guelfi e da pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem