CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar anuncia cronograma para semestre

Serviço contemplará 620 alunos do 6º ano em 11 escolas da Rede Estadual de Ensino em Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar anuncia cronograma para semestre
Estudantes de Medicina aplicam o teste da Tabela de Snellen


Envolvidos na realização do projeto Saúde Visual do Escolar anunciam o cronograma de atendimentos neste segundo semestre, já a partir de quarta-feira (10) da próxima semana, quando os serviços serão prestados na Escola Estadual João Alfredo Silva, no bairro rural Eneida, na zona norte de Presidente Prudente. O atendimento será a partir das 8h. Ao todo serão 11 escolas e 620 alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Durante setembro, as atividades estarão inseridas no Mês da Responsabilidade Social que a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste realiza em atenção à proposta da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que no último sábado do mês, que este ano cai no dia 27, promove o Dia da Responsabilidade Social.

Em setembro, além da escola de Eneida, às 14h da segunda-feira (29) a equipe do projeto estará na Escola Estadual Professora Celestina de Campos Toledo Teixeira, no bairro rural Floresta do Sul, também na zona norte. Em outubro os serviços serão levados para seis escolas, prestados por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), orientados e acompanhados por professores.

Também vão às escolas equipes do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa, e do Lions Clube Cinquentenário, clube de serviço autor do projeto iniciado em 2010. Em outubro todos os atendimentos serão a partir das 14h nas escolas Arlindo Fantini (bairro Eldorado), Joel Antônio de Lima Genésio (São Gabriel), Fátima Aparecida Falcon (Jequitibás), Maria Luiza Formozinho Ribeiro (Charlotte), Marrey Júnior (São Judas Tadeu) e Florivaldo Leal (Tabajara).

Em novembro os serviços serão levados às escolas Placídio Braga Nogueira, no Parque Alvorada, e Vereador Pedro Tófano, no bairro rural Montalvão, respectivamente dias 4 e 5. Em ambas a partir das 8h. No dia 10 será na Escola Antônio Fioravante de Menezes, na Vila Marina, a partir das 14h. O projeto atende as 24 escolas estaduais da cidade, sendo que nas outras 13 os serviços foram prestados no primeiro semestre, com atendimentos para 1.381 alunos.

A iniciativa do Lions Cinquentenário, que tem entre os parceiros a Santa Casa e a Unoeste, ocorre em sintonia com a Rede Municipal de Educação. Pela Secretaria Municipal de Saúde os alunos são atendidos no 1º ano do ensino de fundamental, os quais permanecem na rede até o 5º ano. Do 6º ano em diante vão para as escolas estaduais, quando então são atendidos pelo projeto Saúde Visual do Escolar; de tal forma que durante o ensino fundamental passam por dois exames de acuidade visual.

Aplicados os testes, os alunos que apresentam alguma dificuldade são encaminhados para exames clínicos pelo médico do banco de olhos da Santa Casa. Nos casos na necessidade de uso de óculos, quando há interesse da família em aceitar a oferta, o Lions Cinquentenário faz a doação. Ao passarem a usar óculos, os alunos apresentam melhor rendimento no processo de aprendizagem, conforme constatação de professores ao longo dos últimos quatro anos e meio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem