CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste integra ações da Semana Municipal do Idoso

Atividades para a terceira idade fazem parte do Mês da Responsabilidade Social


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Unoeste integra ações da Semana Municipal do Idoso
Médico e professor Oscar Rubini Avila fala sobre câncer de próstata
Foto: Matheus Teixeira Unoeste integra ações da Semana Municipal do Idoso
Verificação de pressão arterial é um dos serviços prestados
Foto: Matheus Teixeira Unoeste integra ações da Semana Municipal do Idoso
Curso de Educação Física está entre os que participam da ação


A Unoeste é uma das instituições parceiras na Semana Municipal do Idoso de Presidente Prudente, que ocorre de 25 de setembro a 1º de outubro. As ações da universidade, por meio dos cursos de graduação, ocorrem no Prudenshopping e refletem as atividades do Mês da Responsabilidade Social (setembro), realização da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) em atenção à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Em frente à loja Renner, hoje (29) até às 22h ocorrem ações de prevenção por meio de cursos de saúde da Unoeste e da residência multiprofissional em Saúde do Idoso do Hospital Regional (HR) e da Unoeste. São orientações com relação a alimentação saudável e prática de exercícios físicos e realização de exames rápidos, como verificação de glicemia, aferição da pressão arterial, testes de gordura corporal e de força. No sábado (27) também houve prestações de serviço em saúde, durante todo o dia.

Amanhã (30), às 9h, a Psicologia da Unoeste faz uma roda de conversa com o tema “Envelhecer”. É importante que os idosos recebam informações detalhadas sobre saúde, pois muitas mudanças ocorrem conforme o tempo passa, como desvenda Luciane de Souza Romero, professora do curso de Nutrição da Unoeste. “Com o envelhecimento, o organismo tende a ter um decréscimo natural de várias funções, exigindo cuidados específicos para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida, com independência e não sendo afetado por tantas doenças”.

Na sexta-feira (26), o médico urologista e professor da Unoeste, Oscar Rubini Avila, fez palestra para um grupo de idosos sobre câncer de próstata – glândula masculina localizada abaixo da bexiga e que auxilia na reprodução. Conforme o professor, a melhor forma de prevenção é fazer acompanhamento médico anual. Para homens sem histórico familiar da doença, a obrigatoriedade para ir ao consultório é a partir dos 50 anos, ou 45 anos para quem já teve caso na família.

Sobre os sintomas, Rubini fala que podem ser inexistentes, mas também é possível que surja dificuldade para urinar, entre outros. “Nos casos de doença localizada, a cirurgia é a melhor alternativa, mas também há opção de radioterapia. E nos casos de doença avançada, pode-se usar radioterapia, bloqueios hormonais e um conjunto bastante extenso para tratamento”. O câncer de próstata é um dos que mais matam no país e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele.

Integram a iniciativa os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição, Estética e Cosmética, Biomedicina e Odontologia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem