CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisiopatologia e Saúde Animal é novo doutorado da Unoeste

Primeiro processo seletivo ofertará dez vagas ainda neste trimestre


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Fisiopatologia e Saúde Animal é novo doutorado da Unoeste
Dr. Giuffrida e Dra. Renata, coordenadores do mestrado em Ciência Animal, comemoram conquista


Além de Agronomia, agora a Unoeste tem mais um doutorado em seu quadro de cursos de pós-graduação stricto sensu: em Fisiopatologia e Saúde Animal. Este segundo programa de doutoramento, o primeiro regional na área de medicina veterinária, acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O primeiro processo seletivo, para dez alunos regulares e mais alunos especiais, está previsto para o primeiro trimestre de 2015.

Dra. Renata Navarro Cassu, coordenadora do mestrado em Ciência Animal da Unoeste (que também passa a se chamar Fisiopatologia e Saúde Animal), anuncia as três linhas de pesquisa que existirão no doutorado – as mesmas que estão no mestrado: Clínica médica e reprodução animal; Doenças parasitárias, infecciosas e zoonoses; Agressão tecidual e celular, imunidade e nutrição. O curso de doutorado da Unoeste é vinculado à medicina veterinária, mas abre espaço para estudiosos de outras áreas, como médicos, biólogos e demais profissionais ligados à saúde.

Conquistar o doutorado reflete, de acordo com a Dra. Renata, o trabalho sério e em conjunto. “O doutorado representa o amadurecimento do grupo proponente, demonstrando a relevância das pesquisas que temos feito no programa de mestrado e dos esforços para que continue e tenha o crescimento que tem tido ao longo desses nove anos de existência”, declara a professora. A aprovação do doutorado pela Capes vem após investimentos da Unoeste e capacidade dos docentes em corresponderem com produtividade e qualidade em pesquisas, suficientes ao ponto de serem aprofundadas em nível de doutorado.

Conforme prospecta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, o novo doutorado traz diversos pontos positivos. “Este programa vem para dar suporte ao desenvolvimento regional numa área bastante típica, ligada ao agronegócio e à agropecuária. Então, vamos conseguir melhorar nossa capacidade de formação dos pesquisadores, ajudar a mantê-los aqui e principalmente estimular a pesquisa institucional”. Ainda segundo Guelfi, o doutorado mostra a maturidade da universidade em pesquisa e o cumprimento de normas governamentais, pois está antecipada em um ano à resolução de 2010 do Conselho Nacional de Educação que estabelece às universidades a manutenção de dois doutorados e quatro mestrados até 2016.

Em tempo, os doutores Renata e Guelfi, e também o vice-coordenador do mestrado, Dr. Rogerio Giuffrida, agradecem ao apoio para a obtenção da aprovação ao doutorado em Fisiopatologia e Saúde Animal, em especial aos professores do mestrado, que foram avaliados pela Capes, à Reitoria da Unoeste e à mantenedora da universidade – a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec). “Todos acreditaram no projeto, deram um voto de confiança no nosso trabalho e também estão se responsabilizando pelo programa, que dará retornos à sociedade e à universidade”, finaliza o pró-reitor, que adianta o potencial de inclusão de novos mestrados para a Unoeste em curto ou médio prazos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem