CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Residência multiprofissional recebe inscrições

Programa voltado à saúde do idoso oferece quatro vagas, sendo nas áreas da enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Residência multiprofissional recebe inscrições
Estratégia Saúde da Família é um dos locais que os residentes atuam com o objetivo de aprimorar o atendimento ao paciente idoso


Atualizado em 27/01/2015

Com um ano de funcionamento e muitos aprimoramentos, no que diz respeito ao cuidado com o paciente idoso, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, realizado em Presidente Prudente por meio de parceria entre Hospital Regional (HR) e a Unoeste, oferta quatro vagas para a segunda turma, voltadas aos profissionais da enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição. O prazo de inscrição para o processo seletivo vai até 2 de fevereiro e a prova objetiva ocorre no dia 4 do mesmo mês. São dois anos de programa e os estudantes recebem bolsa-auxílio mensal de R$ 2.976,26.

Inédito na região do Oeste Paulista, esse programa tem trazido importantes transformações, conforme salienta a coordenadora da residência, professora e enfermeira Larissa Sapucaia Ferreira Esteves. “As mudanças são visíveis, que aconteceram nos processos de trabalho dessas profissões no HR e também na Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, tivemos muitos momentos de educação permanente, em que a Unoeste proporcionou, juntamente com os profissionais da rede municipal, sendo que a cada 15 dias, são feitos encontros para discutir temas importantes”.

Larissa pontua essa transformação abrange muitos profissionais envolvidos no processo, e não apenas os residentes. “Todos que estão ligados à residência, também estão pensando em formas de aprimorar o atendimento ao idoso”, ressalta, destacando que a parceria com a Diretoria Regional de Saúde (DRS-11) também tem importante papel na formação dos residentes.

A coordenadora explica que os profissionais atuam em atenção primária e terciária, em locais como o Hospital Regional, Estratégia Saúde da Família, Centro de Referência do Idoso, além de unidade de internação de agudos, ambulatório de geriatria e instituições de longa permanência.

Mônica Rocha Pires, enfermeira residente do programa, afirma que a experiência que adquiriu, neste primeiro ano, foi incrível. “Fazer parte de uma equipe multiprofissional traz inúmeros conhecimentos, pois as discussões envolvem diversas áreas para obtermos o melhor tratamento ao paciente. Além disso, estudar e trabalhar ao mesmo tempo amplia minha visão da profissão, sem contar que temos ótimos profissionais nos apoiando e incentivando”.

Para a farmacêutica Nerriê Nelli Costa, também residente, o programa inédito na região, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde, demonstra uma preocupação com a população idosa, que a cada ano aumenta no Brasil, sendo que em Presidente Prudente é maior que a média nacional. “A necessidade de pessoas capacitadas nessa área é uma realidade, e a residência multiprofissional torna-se ainda mais interessante porque os profissionais envolvidos estão em contato com outras áreas, justamente por conta do trabalho em equipe”.

Serviços – As inscrições para a seleção devem ser feitas presenciais ou por procuração, no Hospital Regional, localizado na rua José Bongiovani, 1297  –  Bloco 01, 2º andar, na sala da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu). A prova objetiva ocorre no dia 4 de fevereiro, sendo que nesta data é obrigatória a entrega do currículo documentado, conforme frisa a coordenadora da residência. Mais informações podem ser conferidas no edital.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem