CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pós oferece preparo para atuar em cenário de vulnerabilidade

Especialização atende profissionais que trabalham com pessoas inseridas em complexas situações sociais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pós oferece preparo para atuar em cenário de vulnerabilidade
Alex Pessoa e Camélia Murgo: nova especialização recebe inscrições


Trabalhar com indivíduos, grupos ou comunidades expostos à situação de vulnerabilidade e privação de direito requer preparo profissional que contemple diferentes temáticas, porém específicas. Para atender profissionais que já atuam ou que pretendam atuar no mercado de trabalho em franca expansão, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, implanta a pós lato sensu em nível de especialização Intervenções Psicossociais em Contextos de Vulnerabilidade. Estão abertas as inscrições para a primeira turma, com aulas a partir de março.

O curso tem como público-alvo: psicólogos, assistentes sociais, educadores, profissionais do direito e afins que trabalham ou queiram trabalhar com moradores de rua, mulher idosa vítima de violência, criança e adolescente em situação de violação de direito, dentre outras situações complexas. Diante das políticas nacionais de intervenção nessa realidade, estados e municípios se articulam para atender as prerrogativas legais, de tal forma que necessitam de profissionais com o devido preparo em atuar em cenário de vulnerabilidade.

Basicamente, os atendimentos são prestados em unidades como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mas também ocorrem no sistema prisional, além de alguns outros lugares, como até mesmo nas escolas, onde ocorre a atuação do mediador escolar. A nova pós da Unoeste, na área de psicologia, pretende atender a demanda de profissionais que já atuam no setor e querem obter formação complementar, além daqueles interessados em se inserirem no mercado.

Os coordenadores do curso, a professora doutora Camélia Murgo e o doutorando Alex Pessoa, anunciam que a proposta foi desenvolvida com duplo olhar: para a pesquisa e para a intervenção. “Queremos construir com eles projetos nos quais a intervenção sirva como pesquisa”, comentam. Ofertado em blocos, a especialização terá duração de 20 meses, sendo 18 de aulas e dois, exclusivamente, para a finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada um dos cinco blocos terá quatro ou cinco módulos, sequenciais e sendo um bloco pré-requisito para o outro. A carga horária é de 360 horas, com aulas quinzenalmente aos sábados, das 8h às 18h. O corpo docente é altamente qualificado. As inscrições são recebidas no site da Unoeste, onde estão disponibilizas a apresentação do curso, corpo docente, disciplinas, documentos para matrícula e outras informações.

Serviço: Inscrições no site da Pós Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem