CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote do Bem terá ações para arrecadar produtos de higiene

Proext organiza campanha durante um mês e o que for coletado terá destinações que incluem moradores de rua


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trote do Bem terá ações para arrecadar produtos de higiene
Proext prepara Trote do Bem: Graziella, Rosilene, Angelita, Cidinha e Fábio


Para o início do ano letivo, a campanha geral do Trote do Bem irá arrecadar produtos de higiene. As doações poderão ser depositadas em caixas identificadas e distribuídas em pontos estratégicos de circulação da comunidade acadêmica da Unoeste, mas esta não deverá ser a única ação de coleta. Cada curso poderá instituir, junto aos seus alunos, critérios que entender como mais prático. A campanha de iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) irá de 10 de fevereiro a 10 de março, com a destinação final prevista para 17 do mesmo mês junto às instituições de caridade, moradores de rua, creches, albergues e ao Hospital Regional (HR).

O anúncio da campanha foi feito pela pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima na reunião de pró-reitores com os coordenadores de cursos, durante o 7º Encontro Pedagógico dos Docentes. “Higiene é saúde! Doe produtos de higiene pessoal, seja solidário!”. Direto e objetivo, o nome já apresenta o apelo à promoção de saúde e à doação. Os produtos são: papel higiênico, creme dental, escova de dente, fio dental, sabonete, desodorante, shampoo, condicionador, cotonete, pente ou escova para cabelo. A partir dos coordenadores, serão envolvidos professores e os alunos.

Embora seja voltado para os calouros, o trote acaba envolvendo toda a comunidade acadêmica, conforme tem sido verificado ao longo dos anos. A Unoeste está entre as instituições de ensino superior que são pioneiras em promover o Trote do Bem, desde meados dos anos 90. A medida surgiu para banir o trote violento e obteve sucesso, com a adesão dos estudantes veteranos. A Unoeste tem sido referência no país e até contemplada com o Prêmio Trote da Cidadania, promovido pela Fundação Educacional DPaschoal; além do reconhecimento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Conforme a pró-reitora, além de se inserir na campanha de arrecadação de produtos de higiene, cada curso poderá desenvolver sua atividade, como tem sido praxe em alguns cursos que promovem ações de saúde, ambientais, de proteção de animais, arrecadação de alimentos e de leite, orientação comunitária. Também aberta ao envolvimento de todos os cursos, todo começo de ano letivo é realizada pela Proext, através da Coordenadoria de Esportes, a Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica, que este ano ocorrerá em sua 19ª edição.

Em reunião de coordenadores da Proext, o Trote do Bem esteve na pauta. Participaram a pró-reitora Angelita Lima e os coordenadores Graziella Orosco, de ações culturais, esportivas e sociais; Rosilene Martins, de ações extensivas da saúde; Cidinha Martines, de ações extensivas gerais; e Fábio Luís Nogueira, administrativo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem