CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Bom senso é recomendável em postagens nas redes sociais

Seja você acadêmico ou um profissional formado exageros devem ser evitados, de acordo com coaching organizacional Marcelo Plens


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Bom senso é recomendável em postagens nas redes sociais
Postar ou não postar? Eis a questão. Cuidados são necessários na utilização das redes sociais

É moda! Hoje em dia, 91% dos brasileiros, de todas as faixas etárias, estão nas redes sociais, sendo que a maioria (71%) faz o acesso por meio de algum dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Muitas dessas pessoas postam tudo o que pensam nas redes sociais. Mas, será que essa atitude pode ter reflexo na vida pessoal e profissional?
Uma pesquisa divulgada no site americano Social Media Today demonstra que o acesso às redes sociais não tem limite de idade: 89% dos jovens, de 18 a 29 anos, utilizam as redes sociais; na faixa etária entre 30 e 49 anos, o índice é de 72%; entre 50 e 60 anos, é de 60%; e acima de 65 anos, a estatística chega a 43%. “Essa diversidade gera um grande número de publicações. Fotos, mensagens, relacionamentos estabelecidos e hábitos estão entre as postagens, que levam a uma exposição inevitável”, explica o coaching organizacional e professor dos cursos de MBA da Unoeste, Dr. Marcelo Plens.

Ele destaca que, nas redes sociais, nem sempre é fácil separar o lado pessoal do profissional. “Deixe on-line somente aquilo que você colocaria em um outdoor com a sua foto ao lado. Lembre-se, o que postou agora ficará na internet para sempre e, principalmente, com domínio público”.

Apesar das empresas visualizarem diferenças entre os dois tipos de perfis (pessoal e profissional), é importante evitar exageros. “As redes sociais funcionam como uma grande vitrine e podem ser uma fonte de referência para os recrutadores. Você é aquilo que posta. Antes de fazer qualquer declaração, pense como o seu chefe ou seus amigos receberiam essa informação. Se na vida pessoal houver um excesso de exposição, isso certamente será incorporado à sua marca pessoal (personal brand)”.

Para o coaching, as pessoas estão conectadas durante todo o dia. “No trabalho, a regra é bem simples: se a rede da qual faz parte for composta por colegas de trabalho e as postagens forem direcionadas à execução das tarefas e o cumprimento dos objetivos da equipe, deve ser utilizada. Por outro lado, desaconselho o uso durante o expediente para fins pessoais, pois além de causar a perda de foco e de produtividade, não é bem visto pelas empresas. O ideal é esperar pelos momentos de intervalo e lazer”.
 

Como agir?
  • No perfil profissional poste somente o que é relevante a esse universo (piadas, memes e charges são desaconselháveis);
  • Tenha critério e bom senso nas postagens e fotos disponibilizadas. Nunca, em hipótese alguma, use palavrões. Se beber, estiver nervoso ou irritado, não entre nas redes sociais;
  • Cuidado com a frequência. Postar o dia todo pode cansar as pessoas que fazem parte da sua rede de relacionamentos e demonstrar ociosidade.
 
Fonte: Dr. Marcelo Plens, coaching organizacional e professor da Unoeste

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem