CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes do ensino básico são estimulados para empreender

Visitas agendadas na Intepp possibilitam obter instruções sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudantes do ensino básico são estimulados para empreender
Exposição oral sobre a Intepp para alunos da escola Marrey
Foto: João Paulo Barbosa Estudantes do ensino básico são estimulados para empreender
Alunos da escola Marrey com professores e o gerente da Intepp
Foto: Cedida Estudantes do ensino básico são estimulados para empreender
Vista de alunos da escola Florivaldo Leal

A Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) estabelece parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude para estimular práticas empreendedoras junto a estudantes do ensino básico em escolas públicas. O estímulo ocorre com encontros dialogados sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação, em visita à incubadora instalada no campus II da Unoeste. São seis agendamentos no último quadrimestre deste ano, dos quais dois já ocorreram: no final de setembro, com 17 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Florivaldo Leal e nesta terça-feira (6) pela manhã, com 28 alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marrey Júnior.

Na condição de Escola de Tempo Integral, na Marrey é ofertada a disciplina de empreendedorismo com aulas duas vezes por semana. Alunos envolvidos nessas aulas são os que estiveram na Intepp, na companhia dos professores Luís Fernando Correa Lima e Tatiana de Araújo Severo. Foram recepcionados pelo gerente Luís Horácio Ramos Isique que, em nome da diretoria e do presidente Moacir Del Trejo, falou sobre o papel das incubadoras, centrado em dar suporte ao desenvolvimento de empresas que estão nascendo. Iniciativa que se encaixa na necessidade do país: a de ter novos negócios, capazes de gerar emprego e renda.

Dados estatísticos recentes revelam a existência de 384 incubadoras no Brasil, geradoras de 16.394 postos de trabalho. Elas também já geraram 2.509 empreendimentos, com faturamento de R$ 4 bilhões e 29.205 empregos. No Estado de São Paulo, são cerca de 100 empresas incubadas em 34 incubadoras, sendo a Intepp uma delas e que desde sua criação, há 11 anos, de 27 projetos gerou oito empresas, das quais cinco prosperaram em seus projetos originais: uma vendida para outra, duas que se fundiram e duas consolidadas que, juntas, têm faturamento bruto de R$ 200 mil, ofertam 15 empregos diretos e 40 indiretos.

Com uso de recursos eletrônicos foram mostradas algumas criações inovadoras e um dos incubados, o professor de educação física Alessandro Pierucci “Pita” falou sobre o desenvolvimento do software Swimtech, utilizado na avaliação da prática de natação, para que o nadador possa encontrar sua melhor performance. Os visitantes conheceram as dependências da Intepp. No fim da visita ganharam a companhia do coordenador da juventude Juliano Borges e da articuladora dessa e de outras ações em escolas Thaislaine dos Santos, sendo que ambos estiveram antes em outra ação no campus II da Unoeste, junto ao curso de Psicologia.

Na Intepp, os alunos da escola Marrey também foram informados sobre os parceiros: Unoeste, Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), Unoeste Informática Júnior (Uninfo), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e Prefeitura Municipal, com os envolvimentos da Coordenadoria da Juventude e das secretarias de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento Econômico.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem