CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Festival de Arte e Cultura traz programação variada

Promovido pelos cursos de Artes Visuais e Música, Unoarte mistura atividades extras e apresentações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Festival de Arte e Cultura traz programação variada
O universo criativo das crianças trouxe uma inusitada família de dinossauros para o Fusca Poético
Foto: Débora André Festival de Arte e Cultura traz programação variada
Alba Arana (com microfone) durante cerimônia de abertura do 4º Unoarte
Foto: Débora André Festival de Arte e Cultura traz programação variada
Música eletroacústica: show sintético com efeito visual

Em sua 4ª edição, o Festival de Arte e Cultura da Unoeste teve início ontem (5) à noite e prossegue até a próxima sexta-feira, dia 9 de outubro. O Unoarte tem uma programação variada, que agrega mesas-redondas, palestras, mostra e apresentação de trabalhos. O evento faz parte do calendário acadêmico da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) e é promovido pelos cursos de Artes Visuais e Música.

Na abertura do evento, professores, acadêmicos, profissionais e convidados participaram de vernissage e concerto de música eletroacústica produzido pelo professor doutor André Luiz Gonçalves de Oliveira. A professora doutora Alba Regina Azevedo Arana, diretora da Faclepp, enfatiza que o Unoarte sempre traz perspectivas boas daquilo que os alunos estão aprendendo em seus cursos. “Juntar música e arte é muito bom. Ambas conversam entre si e ajudam a entender como o homem pensa e como vive em sociedade”, declara a diretora.

No Espaço Cultural Prof. Agripino, no hall do bloco A do campus I, foi instalada a exposição de arte “Poéticas Visuais: Grafismo e Arte”, resultado dos estudos básicos da composição plástica propostos pela professora Zenilda Alexandre Pasquini aos ingressantes de Artes Visuais. Os trabalhos utilizam texturas de tinta nanquim como elementos expressivos na composição visual, enfatizada nas circunferências concêntricas. “Compreender e utilizar a arte como linguagem é manter uma atitude de busca pessoal, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a sensibilidade”, ressalta Zenilda.

Para Denise Penna Quintanilha, coordenadora do curso de licenciatura em Artes Visuais da Unoeste, o evento é importante para que os alunos conheçam outra linguagem além daquelas que eles estudam. “Teremos ótimas palestras com professores convidados. Na sexta (9) ocorrerá uma apresentação cultural dos próprios alunos e professores numa grande confraternização do universo de arte, dança, música, canto, enfim, de tudo um pouco”, resume Denise.

Ainda durante o festival pode ser conferido o Fusca Poético com a intervenção dos alunos do Spart Cultural com a coordenação da arte-educadora Carmo Malacrida. Pintado de amarelo, o fusca chama atenção no calçadão da Unoeste, em frente ao bloco H do campus I. Quem olha bem de pertinho tem uma surpresa divertida: uma família diferente – cinco dinossauros. “Queremos que haja integração entre os dois cursos e que não exista barreiras, porque arte é arte, seja dança, teatro ou música”, reforça Valter Luiz Trevisan, coordenador de Música.

Programação – Todas as atividades têm início às 19h. Hoje (6) os professores Dr. André Oliveira, Adriana Prattes e Fernando Teixeira Luiz serão os mediadores da mesa-redonda "Arte contemporânea" no Teatro César Cava. Na quarta-feira (7), a programação é reservada ao 2º Ciclo de Apresentações Científicas e Trabalhos de Graduação do Unoarte. "Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite" é a palestra de amanhã (7), ministrada por Fátima Junqueira, também no teatro. Para encerrar, dia 9 serão realizadas mostras culturais de acadêmicos e docentes no Teatro César Cava.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem