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Mestrado é representado no debate sobre educação no Brasil

Propostas de reivindicação são formuladas em fórum e reunião da Anped socializa produção de conhecimento


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Foto: Cedida Mestrado é representado no debate sobre educação no Brasil
Eliane e Camélia, na reunião da Anped
Foto: Cedida Mestrado é representado no debate sobre educação no Brasil
Adriana, Ana Tereza, Ilma e Raimunda

A 37ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) debate o tema “Plano Nacional da Educação: tensões e perspectivas da educação brasileira”. O Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, esteve representado. Ao retornar de Florianópolis (SC), a coordenadora Dra. Camélia Santina Murgo conta que foi significativa a participação da universidade no fórum de coordenadores no sábado (3) e domingo (4), na reunião que ocorreu de segunda (5) a quinta (8) e nas apresentações de trabalhos científicos.

No Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação (Forpred) ocorreram várias discussões, sobressaindo o posicionamento para reivindicar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), valorização da área educacional em sua escala de prioridades. Outros dois assuntos de proporcional relevância foram sobre qualidade de artigos publicados e a internacionalização dos programas, através de intercâmbios científicos com instituições que atuam no segmento da pesquisa. Conforme a Dra. Camélia, o fórum foi bem proveitoso.

A reunião da Anped, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido nas pesquisas, esteve organizada em 24 Grupos de Trabalho (GTs), comprometidos com temáticas, como: movimentos sociais, sujeitos e processos educativos; educação popular; trabalho e educação; alfabetização, leitura e escrita; política da educação superior; currículo; educação ambiental; sociologia da educação; educação especial; educação e comunicação; filosofia da educação; educação de jovens e adultos; educação matemática; psicologia da educação; educação e relações étnico-raciais, gênero, sexualidade e educação; e educação e arte.

Na reunião sediada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram apresentados dois trabalhos produzidos na Unoeste, nos GTs de didática e de psicologia da educação. “O Logbook como Estratégia de Ensinagem: Acrescentando Sabor e Cor ao Ensino Médico Asséptico e Branco” foi apresentado pela aluna Ana Teresa Silva Maria de Araújo, supervisionada por sua orientadora a Dra. Raimunda Abou Gebran, vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação. O trabalho envolve ainda o Dr. Adriano Rodrigues Ruiz, na condição de coautor. O outro trabalho foi “Autoeficência e Bem-estar Subjetivo Avaliados em um Grupo de Professores do Ensino Fundamental”.

O trabalho na área da psicologia da educação foi produzido pela aluna Eliane Nascimento Silva, apresentado com a supervisão de sua orientadora Dra. Camélia, contando com a coautoria da Dra. Carmem Lúcia Dias. Além das duas alunas e das doutoras Camélia e Raimunda, também participou da reunião da Anped a professora doutora Adriana Aparecida de Lima Terçariol. Os resumos dos artigos dos trabalhos estão publicados no livro da 37ª Reunião Nacional da Anped, com os nomes de cada envolvido associados à marca Unoeste. Dentre as relações mantidas no evento, esteve a troca de experiências com a doutora em educação Ilma Passos Alencastro Veiga, da Universidade de Brasília (UnB).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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