CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Principal publicação do setor algodoeiro está na 3ª edição

Um dos capítulos tem a participação de pesquisador vinculado à graduação e pós em Agronomia da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Babosa Principal publicação do setor algodoeiro está na 3ª edição
Dr. Echer está entre os autores da nova edição da principal publicação sobre algodão no Brasil

O livro Algodão no Cerrado do Brasil está em sua terceira edição, com o conteúdo revisto e ampliado. A iniciativa da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) consiste na principal publicação científica desse segmento no país. Reúne produções de pesquisadores e especialistas que atuam em diferentes áreas da cadeia produtiva. O cultivo contempla questões como zoneamento, manejo, pragas, doenças, fisiologia e colheita. A nova publicação tem 25 capítulos, sendo um deles elaborado com a participação do pesquisador vinculado à graduação e ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, Dr. Fábio Rafael Echer.

O capítulo 14 – Ecofisiologia do Algodoeiro: implicação na época de semeadura e qualidade – foi trabalhado em coautoria de Echer com o Dr. Ciro Antônio Rosolem, da Unesp em Botucatu. Por meio de revisão da literatura mundial, partiram do contexto geral para dar foco à produção de algodão no Brasil. Lançado recentemente no 10º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Foz do Iguaçu (PR), o livro tem a coordenação do editor técnico Eleusio Curvelo Meira. Além dos pesquisadores, alguns das duas dezenas e meia de capítulos foram escritos por especialistas consultores, empresários e produtores.

Para Echer é uma satisfação fazer parte de seleto grupo de autores da obra, que teve sua primeira edição em 2011. Também comemora o fato de poder levar o nome da Unoeste junto aos grandes nomes de estudiosos da produção dessa cultura e junto a uma das mais importantes associações de produtores agrícolas do Brasil, país que é terceiro maior exportador de algodão do mundo, o quinto consumidor e um dos cinco maiores produtores mundiais, dividindo essa colocação com a China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Dados disponibilizados no site da Abrapa são de que nas últimas três safras a produção brasileira foi de 1,7 milhão de tonelada de pluma.

Echer fez a cessão de três exemplares do livro para a Rede de Bibliotecas da Unoeste, de tal forma a inserir a recente publicação nas referências bibliográficas do conteúdo programático da disciplina Culturas III, dentro da qual ministra a cultura do algodão na graduação em Agronomia. Com a anuência do coordenador do mestrado e do doutorado na área, Dr. Fábio Fernando de Araújo, está deliberado que o livro servirá de referência para a disciplina da Cultura do Algodão, que será ministrada a partir do ano que vem na pós-graduação. “Também subsidiará os alunos que iniciarão suas pesquisas com a cultura do algodoeiro”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem