CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de Zootecnia têm aula prática sobre erosão

Atividade ocorreu em áreas do município de Tarabai (SP)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos de Zootecnia têm aula prática sobre erosão
Turma do 4º termo de Zootecnia em aula prática no sábado (21)
Foto: Cedida Alunos de Zootecnia têm aula prática sobre erosão
Alunos foram orientados sobre medidas que evitam voçoroca

Para conhecer de perto um solo com erosão, cuja denominação é voçoroca, alunos do 4º termo noturno do curso de Zootecnia da Unoeste, acompanhados pelo professor Oscar de Andrade Junior, visitaram, no sábado (21), uma propriedade agrícola no município de Tarabai (SP) e uma área que recebeu plantio como medida para evitar o problema, no mesmo município. A atividade integra a disciplina de Uso, Manejo e Conservação do Solo. Os estudantes analisaram o prejuízo que este fenômeno geológico pode causar na propriedade, bem como no meio ambiente.

Segundo o professor responsável pela disciplina, essas visitas práticas são importantes para que o aluno visualize como a voçoroca pode causar graves danos. “Também receberam informações sobre o que deve ser feito para que esse tipo de erosão seja amenizado, utilizando o uso de várias medidas de controle”, relata.

A aluna Nathália Diomazio de Almeida pontua que a turma também conheceu o resultado de um projeto de reflorestamento, iniciado em 2011, por um ex-aluno da Unoeste, fruto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em parceria com a prefeitura do município. “Observamos o reflorestamento, que foi feito em volta de uma voçoroca na cidade, e a partir desse trabalho foi possível a construção de uma creche próxima ao local sem que prejudicasse o ambiente ou a integridade da população. Dessa aula fica um exemplo de cidadania”.

Além dos prejuízos ambientais, a voçoroca também desvaloriza a área afetada, destaca o estudante Gabriel Ferreira Gasparin. “Vimos que medidas muito simples, como uma cerca ao redor da garganta dessa erosão, para que os animais deixem de contribuir com seu aumento, e o reflorestamento com árvores nativas podem amenizar o problema. Medidas assim poderiam deixar o ambiente mais bonito e servir de exemplo para outros municípios que precisam tomar as mesmas medidas, até para prevenir o desmoronamento, podendo, inclusive, destruir algumas nascentes, sendo este um risco para a população em razão dos problemas que algumas regiões estão passando por falta de água. Com o uso, manejo e conservação do solo esse problema pode ser evitado”, salienta o estudante.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem