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Laboratório forma instrutores de simulação realística

Oficina para professores de graduações da saúde ocorre no Laboratório de Habilidades e Simulação


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Foto: Matheus Teixeira Laboratório forma instrutores de simulação realística
Professores de Enfermagem e Medicina em procedimento de emergência

Como parte das ações de educação continuada que os professores da Unoeste têm semestralmente, o Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), no bloco E do campus I, está promovendo a Oficina de Formação para Instrutores em Simulação Realística. Participam cerca de 40 docentes de cursos da área da saúde nos dias 17 e 24 de novembro e 2 de dezembro. As vagas atuais estão preenchidas, mas há previsão de que a universidade realize nova oficina em fevereiro de 2016.

Essencialmente prática, a oficina pretende, além de aprimorar as aulas em diversas disciplinas das graduações em saúde da Unoeste, fomentar pesquisas científicas. “A oficina faz atualização aos professores que já utilizam o Laboratório de Habilidades e Simulação e para quem tem interesse em iniciar as aulas com simulações no ano que vem”, justifica Milena Colonhese Camargo, coordenadora do LHabSim da Unoeste. A ideia surgiu após ela participar, em setembro, de um curso avançado em simulação realística na Laerdal Medical, em São Paulo.

Os professores inscritos, de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, sentem-se no lugar dos alunos, deparando-se com situações de urgência/emergência e enfrentando a difícil tarefa de comunicar notícias ruins a parentes de pacientes fictícios. A professora Milena diz que “a oficina padroniza a utilização dessa ferramenta de metodologia ativa de ensino e é dividida em cenário técnico, cenário comportamental, debriefing e debriefing difícil”. Debriefing é a discussão entre acadêmicos e instrutores após a atividade prática.

Henrique Issa Artoni Ebaid, médico cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Unoeste, participante do primeiro dia da oficina, acredita “que a educação continuada tem grande valia para manutenção e aprimoramento dos conhecimentos e esta oficina nos atualiza e nos mantêm vinculados às novas evidências e práticas do ensino/aprendizagem”. Das percepções pessoais que teve, conta que pôde passar pelo estresse e pela dificuldade que os estudantes vivenciam.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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