CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Profissional do design pode ajudar cliente a economizar

Jornada de Design de Interiores ocorreu de 18 a 20 de novembro e abordou temas atuais da área


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Profissional do design pode ajudar cliente a economizar
Larissa Camargo falou sobre a importância do briefing no design de interiores
Foto: Mariana Tavares Profissional do design pode ajudar cliente a economizar
Bruno de Vasconcelos mostrou para os alunos um pouco da função de ilustrador
Foto: Mariana Tavares Profissional do design pode ajudar cliente a economizar
Jornada teve exposição de trabalhos acadêmicos, que mostrou peças criativas e que podem ser aproveitadas em vários ambientes

O designer de interiores pode ajudar o cliente a economizar na compra de materiais. A profissional da área, Larissa Camargo, afirma que um bom projeto de mobiliário, por exemplo, pode diminuir até 30% do material utilizado. O mesmo ocorre quando se escolhe o piso certo para determinada área do imóvel, ocasionando redução de até 20%. “Trata-se de uma redução significativa, que pode cobrir o custo da contratação do profissional e trazer uma qualidade de resultado final muito maior”, afirmou a mestre em engenharia urbana pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ministrou a palestra “Briefing e programa de necessidades”, durante a 3ª Jornada de Design da Unoeste, que ocorreu de 18 a 20 de novembro.

A palestrante destacou que quando o cliente busca um designer é porque quer resolver questões que não consegue sozinho, por isso, a importância de o profissional se atentar ao briefing, sendo a ferramenta em que poderá descobrir o perfil de quem irá utilizar o projeto e, assim, entender melhor o desejo. “É comum imaginarmos além daquilo que o cliente quer e, muitas vezes, nem ele sabe explicar o que procura. Neste caso, o gasto será bem maior e a insatisfação estará garantida”, orientou.

Para os participantes visualizarem a relevância do briefing, a palestrante mostrou exemplos reais que os levaram a refletir. “Não existe uma receita pronta. O importante é que o profissional tenha como foco algumas perguntas na elaboração do material, como: quais são os objetivos básicos do projeto? Por que esse projeto se tornou necessário? Por que agora? Quais resultados são esperados, entre outras”. Explicou ainda que o programa de necessidades é uma das etapas dessa ferramenta, que consiste no que precisa propor e incluir no projeto para atender o perfil do cliente.

Na sexta-feira (20), o publicitário formado pela Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, Bruno Rosal de Vasconcelos, ministrou a palestra “Você pode ser um ilustrador – conheça esse mercado e saiba como cultivar bons hábitos para alcançar seus objetivos”. Na ocasião, ele falou de sua experiência na área e mostrou que todos ali têm capacidade de ser um ilustrador.

A 3ª Jornada de Design de Interiores foi organizada pelos alunos do 4º termo desta graduação, na disciplina de Projetos de Ambientes de Eventos, pela qual responde a professora Yeda Ruiz Maria. “Os estudantes cumpriram o desafio proposto. Fizeram o orçamento e foram em busca das palestras. O interessante é que eles se preocuparam em saber dos demais alunos os assuntos que gostariam de ter acesso”, finalizou a docente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem