CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Universidade apoia campanha para doação de água

Arrecadações serão destinadas a pessoas afetadas pelo rompimento de barragem de uma mineradora em Mariana (MG)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Universidade apoia campanha para doação de água
Juntos pela mesma causa: Eduardo, Letícia e Júlia iniciativa partiu dos próprios universitários

Num mundo em que as redes sociais diminuem distâncias e criam laços de amizade, a solidariedade também está presente. Exemplo disso é que um grupo de alunos da Unoeste e da Unesp de Presidente Prudente se uniu para ajudar as pessoas que foram afetadas pelo rompimento de barragem de uma mineradora na cidade de Mariana (MG). As doações podem ser feitas até quinta-feira (3). Na Unoeste os pontos de coleta são no campus I: entradas dos blocos B e H e no campus II: no bloco B3, próximo às catracas do piso inferior. Na Unesp a entrega pode ser feita em vários locais como os blocos da educação física e fisioterapia, das engenharias e também na biblioteca.

“Mariana (MG) já recebeu doações suficientes. Entretanto, existem outros locais que precisam de ajuda como o município de Colatina (ES)”, conta Letícia Biudes dos Santos, idealizadora da ação em Presidente Prudente e estudante da Unoeste. Com apenas 22 anos, o desejo de contribuir com o próximo está muito claro até na sua escolha profissional, já que optou por cursar Odontologia. “Logo que ocorreu o desastre imaginei que a situação ficaria bem complicada para os moradores afetados pelo desastre. Manifestei o interesse de ajudá-los nas redes sociais, o que me permitiu fazer contatos com pessoas por essa causa”.

A publicação nas redes sociais atraiu a atenção de novos parceiros como Julia Domingues Zanelato, 22, do 7º termo de Odontologia da Unoeste e os alunos da Unesp, Eduardo Tumoyoshi Horimoto, 25, estudante de educação física e Mariana Minghetti, 22, aluna de fisioterapia. Letícia conta ainda que a sua cidade natal Santo Antônio do Aracanguá (SP), que fica próxima à Araçatuba (SP), também promove uma campanha de arrecadação de água. “Entrei em contato com o pastor Manoel Messias Menezes, que encabeça a ideia naquela cidade. Organizamos e combinamos que as doações de Prudente serão levadas pela equipe de Araçatuba até um posto de recebimento da Polícia Militar (PM) de Governador Valadares (MG)”, informa a jovem.

A capitã da PM mineira, Adriana Alfenas de Paiva Faria, explica que, no momento, as arrecadações serão encaminhadas para Colatina (ES) ou para quem estiver necessitando. “Ficamos impressionados com a quantidade de donativos que vieram de vários Estados do país como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto alguns mandavam os materiais, outros faziam questão de trazer pessoalmente. São gestos que nos fazem acreditar no ser humano. Percebemos que apesar da criminalidade ou dos problemas sociais, existem muitas pessoas que se sensibilizam com o próximo e estão dispostas a ajudar”.

Para Adriana, o engajamento desses universitários demonstra o papel importante das instituições de ensino superior na formação desses futuros profissionais. “Mais do que ensinar, precisam incentivar a formação do espírito crítico nos estudantes e conduzi-los a ter uma visão macro em que eles percebam que o pouco que fazem pode contribuir com o todo. Gostaríamos de reforçar o nosso agradecimento a todos que estão envolvidos nessa corrente do bem”, finaliza.

Interação solidária – Mais do que fazer amizades, essa iniciativa proporciona o intercâmbio entre acadêmicos de duas instituições de ensino. “Esperamos contribuir com esse projeto, que pretende ajudar quem passa por dificuldades por conta desse desastre”, diz Horimoto, aluno da Unesp. Ele acrescenta que essa ação é apoiada pela Liga das Empresas Juniores de Presidente Prudente, da qual é assessor de eventos. “Estamos empenhados e contamos com a colaboração dos universitários e da comunidade em geral. Toda contribuição será muito bem-vinda”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem