CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos ingressantes de 2015 têm curso obrigatório para fazer

Fundamentos de uma Educação Inclusiva e Cidadã, oferecido a distância, vale como atividade complementar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Alunos ingressantes de 2015 têm curso obrigatório para fazer
Matrícula gratuita pode ser feita a partir de 1º de março


Atualizada em 02/03/2015

Um profissional com formação pautada por cidadania, inclusão e responsabilidade social é um profissional verdadeiramente capacitado a permear pelos mais diferentes meios e preparado para atender a sociedade de forma eficaz. Para possibilitar essa educação completa, que soma ensinamento ao compromisso ético, a Unoeste oferece gratuitamente e a distância o curso de Fundamentos de uma Educação Inclusiva e Cidadã. É obrigatório para todos os acadêmicos ingressantes na Unoeste a partir do primeiro semestre de 2015 e computa 40 horas para a relação de atividades complementares, exigidas para obtenção de diploma.

A Dra. Dayene Miralha de Carvalho Sano, coordenadora acadêmica do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste, descreve que o curso de Fundamentos de uma Educação Inclusiva e Cidadã é dividido em quatro módulos: Diretos Humanos; Acessibilidade; Educação Étnico-racial; Educação Ambiental. Cada um conta com três aulas, sendo as seguintes: Direitos Humanos, Evolução dos Direitos Humanos, Direitos Humanos na Contemporaneidade; Acessibilidade e Direitos Sociais, Atendimento Especial para Alunos Deficientes, Inclusão Social do Deficiente na Universidade; Eu e os Outros, História Africana, História Indígena; Meio Ambiente, Educação Ambiental, Legislação Ambiental.

Tais temas anteriormente eram vistos ao longo dos anos por todos os acadêmicos de graduação, seja em disciplinas, eventos ou atividades extras. Agora, conforme classifica Aparecida Darcy Alessi Delfim, coordenadora pedagógica da Unoeste, esses conhecimentos, vivências e reflexões estão sistematizados na extensão a distância e são “importantes para qualquer área e para todos os cursos, sejam bacharelados, licenciaturas ou superiores de tecnologia, ajudando os alunos a tomar algumas decisões na vida”. Além de contribuir para uma formação completa, o curso atende a requisitos legais e normativos do Ministério da Educação (MEC) e vem ao encontro da missão da Unoeste. “Estamos formando o profissional para trabalhar na sociedade, então ele tem que trabalhar com um perfil cidadão, um perfil inclusivo. Não tem como fugir disso!”, explana Darcy.

As 12 aulas são repletas de interatividade, salienta o coordenador de tecnologia e de produção de materiais do Nead da Unoeste, Mário Augusto Pazoti. Estão, à disposição, web-aulas com introdução ao assunto e explicação de conceitos, atividades de fixação de conteúdos, vídeos, apostila virtual, espaço para fazer anotações e guia didático. “Abre o primeiro módulo, assim que concluir todas as etapas será aberto o segundo módulo e assim até o final. Ao concluir os quatro módulos haverá um questionário avaliativo, de múltipla escolha, e o aluno precisará ter nota acima de 7”, diz Pazoti. Após o término, poderá solicitar emissão do certificado na secretaria do Nead, e, posteriormente, entregá-lo ao coordenador do curso de graduação no qual está matriculado para validar as atividades complementares.

Como acessar – A partir de 1º de março, o estudante que começou os estudos neste semestre deve preencher, no topo do site da Unoeste, o Registro Acadêmico (RA) e a senha para acessar as Informações Acadêmicas. Logo na primeira aba (Acadêmico), encontrará o link Atividade Complementar Obrigatória e, após clicar nele, o botão Matricular. Após matricular-se de forma gratuita na extensão de Fundamentos de uma Educação Inclusiva e Cidadã, receberá um e-mail com um RA e uma senha específicos para acessar esse curso no Aprender Unoeste, o ambiente virtual de aprendizagem da universidade. O aluno poderá fazê-lo em qualquer termo, do primeiro ao último, mas após iniciar esse curso de extensão a distância terá 30 dias corridos para concluí-lo – o período para estudar e em quanto tempo finalizará são critérios individuais, já que o curso é a distância.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem