CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aposentada supera depressão em programa extensivo de saúde

Também reduz uso de medicamento e comemora o fato de estar levando uma vida bem melhor, com disposição


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Aposentada supera depressão em programa extensivo de saúde
Exercícios para gestantes, promovido pela Fisioterapia
Foto: João Paulo Barbosa Aposentada supera depressão em programa extensivo de saúde
Informações sobre nutrição para os hipertensos
Foto: João Paulo Barbosa Aposentada supera depressão em programa extensivo de saúde
Maria José: vida melhor, com saúde e disposição


A extensão multidisciplinar Programa Promoção da Saúde entra no 6º ano consecutivo e continua oferecendo vários serviços aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Roberto Miguel Krasuck, no bairro Brasil Novo, na zona norte de Presidente Prudente. A aposentada por invalidez Maria José Ferreira Oliveira, prestes a completar 60 anos de idade no dia 8 de abril, está entre as pessoas com extraordinário ganho na qualidade de vida. Do começo de 2014 para cá, superou a depressão e reduziu o uso diário de medicamentos, de cinco para dois.

Com uma história de vida própria da mulher nordestina, nascida em Teresina, no Piauí, e criada em Pedra Branca, no Ceará, aos 16 anos de idade foi levada para Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, para prestar serviços a uma família. Anos mais tarde, mudou-se para Presidente Prudente a procura de emprego e trabalhou como ajudante de cozinha num restaurante e churrascaria. A lida com pesadas panelas resultou em problemas nos ombros, provocando a aposentadoria por invalidez. Sem trabalhar, veio a depressão.

A cura foi encontrada no programa que a Unoeste desenvolve em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no qual está envolvida a Secretaria de Assistência Social (SAS). Além de superar a depressão e tomar menos medicamento, dona Maria José emagreceu 12kg, de 68 para 56 em um ano, o que é bastante significativo para uma pessoa de baixa estatura. Dos quatro filhos que tem, vivem com ela uma filha e um neto. Não tem marido. Agora, parte de seu tempo é dedicada a ações de prevenção à saúde, incluindo atividade física regular.

Nesta quarta-feira (25), esteve entre os participantes da caminhada para idosos, realizada na quadra coberta do bairro, com orientação da professora de educação física da SAS, Eliane Zamberlam Zambrini, e acompanhamento por alunos do curso de Fisioterapia. Ao mesmo tempo, três outras ações aconteciam na UBS: orientações ao grupo de gestantes, envolvendo Medicina, Estética e Fisioterapia; informações ao grupo Hiperdia, com a Medicina, Nutrição e Fisioterapia; e coleta de material para exames laboratoriais, pela Farmácia.

Conforme a coordenadora do programa, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Ilse de Lima Arruda Storel, são prestados vários serviços, incluindo os realizados em visitas domiciliares. A médica do Hiperdia Sueli Montanholi Bueno contou que seu trabalho é desenvolvido por temas, sendo que em fevereiro é a água e para março será a demência. “Hoje, as pessoas foram informadas sobre a importância de tomar água o dia todo, quais os órgão que dependem da água e como ela interfere nos rins, no intestino, na pele...”, disse.

Além das professoras Ilse e Sueli, estiveram envolvidas Renata Augusta Beloni Digiovani, Grace Francéli Quintana Facholli Garcia e Eliane Szücs dos Santos. “O Programa Promoção da Saúde tem provocado enorme impacto social aos moradores do Brasil Novo”, afirmou Ilse que mantém entendimentos com os responsáveis por atividades extensionistas, dos vários cursos envolvidos, para fazer um balanço global do projeto durante seus cinco primeiros anos, de 2010 a 2014.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem