CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Atividades extensivas resultam em benefícios ao Projeto Guri

Desenvolvimento humano é o principal deles e está diretamente associado à diversidade de conhecimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Atividades extensivas resultam em benefícios ao Projeto Guri
Fabiane, Fernanda e Graziella discutem atividades de O Guri na Universidade


O Projeto O Guri na Universidade entra no quarto ano consecutivo, com a previsão de que as atividades sejam ampliadas em relação aos anos anteriores. Gerenciado pela Pró-reitoria da Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, o projeto envolve estudantes e professores universitários de diferentes cursos em envolvimentos especiais e atendimentos pontuais para alunos do Projeto Guri, mais frequentemente os do polo de Presidente Prudente e eventualmente de outros 38 municípios da região. Crianças e adolescentes são beneficiados no aspecto de promoção do desenvolvimento humano, diretamente associado à diversidade de conhecimentos, conforme diz a coordenadora regional Fabiane Peres.

Acompanhada de Fernanda Sanches, a coordenadora do polo prudentino, Fabiane esteve na tarde desta quinta-feira (19) na Proext, no campus II da Unoeste. Trataram do calendário de atividades de O Guri na Universidade, neste ano de 2015. Estiveram reunidas com a coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da pró-reitoria, Graziella Orosco. Ficou com data efetivamente programada a Cantata de Natal do Projeto Guri, para o dia 30 de novembro, às 19h no Teatro César Cava, no campus I. As demais atividades previstas, incluindo três novas ações, dependem de entendimentos entre as partes envolvidas e do aval da pró-reitora Dra. Angelita Lima.

Consta como possível novidade a participação do Bloco do Guri na gincana Intercalouros, no dia 17 de março, juntamente com as baterias dos cursos de Medicina e das Engenharias. Outra provável nova ação será a apresentação do Coral Juvenil do Projeto Guri na abertura das comemorações do Mês da Consciência Negra, sendo 20 de novembro o dia nacional de mobilização pelos direitos do povo negro. Data instituída pela lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. Ainda há a previsão, também como novidade, de apresentação no Enepe 2015, o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão realizado em outubro pela Unoeste.

No mais, estão sendo programadas três palestras para abril, em data a ser confirmada, envolvendo professores e estudantes universitários do curso de licenciatura em Música, que se deslocarão até a sede do Projeto Guri em Prudente, no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes. Outras duas palestras estão previamente agendadas para o Mês da Responsabilidade Social da Unoeste, em setembro. Crianças e adolescentes, alunos do Guri, receberão orientações sobre posturas físicas corretas (ergonomia) e quanto ao uso indevido de drogas. “A parceria do Projeto Guri com a Unoeste tem sido positiva desde o começo, quer seja com as palestras ou ações”, afirma Fabiane.

Dos 39 polos do Oeste Paulista, o maior é o de Presidente Prudente com a oferta de 697 vagas. Juntando todos os polos, passam de 7 mil vagas. O Projeto Guri é um programa de educação musical, gerido pela organização social de cultura Amigos do Guri e que oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical, a crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos. Em mais de 300 municípios paulistas funcionam 372 polos com aproximadamente 35 mil alunos, de acordo com informações institucionais do site do projeto.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem