CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aulas de 2015 na Unoeste começam com ações solidárias

Entre novidades está arrecadação de alimentos pela Biomedicina e pedágio das Engenharias em benefício à instituição filantrópica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Aulas de 2015 na Unoeste começam com ações solidárias
Solange acompanha filha Érica (Medicina) na doação de medicamentos
Foto: Ector Gervasoni Aulas de 2015 na Unoeste começam com ações solidárias
Faculdade de Engenharias arrecada dinheiro para entidade assistencial
Foto: Matheus Teixeira Aulas de 2015 na Unoeste começam com ações solidárias
1º semestre de 2015 das graduações inicia hoje (2) para 14 mil alunos


Quando se fala em Unoeste, logo vem à cabeça as práticas sociais que a universidade realiza constantemente. O pontapé das práticas sociais foi dado em plena manhã de segunda-feira (2), data de retorno dos estudantes veteranos e início de jornada para os calouros deste primeiro semestre letivo de 2015 dos cursos de graduação, com aproximadamente 14 mil alunos distribuídos nos campi I e II. Entre as novidades, o curso de Biomedicina arrecada alimentos não perecíveis e a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo promoveu um pedágio solidário que arrecadou em torno de R$ 600 à Lumen et Fides, instituição filantrópica para crianças e adolescentes com autismo ou disfunções neuromotoras.

As doações de mantimentos para a 1ª Campanha Biomed Solidária são recebidas no bloco E do campus I da Unoeste até o começo da tarde do dia 10 de fevereiro, terça-feira da semana que vem, quando o total será levado a uma entidade assistencial a ser escolhida. Paulo Roberto Martins Barbosa de Lima, acadêmico do 2º termo e presidente da Associação Atlética, argumenta que “a principal intenção é divulgar o curso e incentivar a participação de calouros, docentes e veteranos do curso de Biomedicina e promover a interação de todos e a integração dos ingressantes, além de fazer uma boa ação para a comunidade carente”. Este primeiro passo estimula, de acordo com Lima, os estudantes a procurarem outros trabalhos voluntários e projetos de extensão.

O pedágio solidário promovido pela Faculdade de Engenharias e Arquitetura da Unoeste ocorreu na manhã de hoje (2) no semáforo do cruzamento da avenida Manoel Goulart com a rua João Gonçalves Foz, em Presidente Prudente. “A intenção é fazer integração dos alunos, calouros e veteranos, de uma forma que traga contribuição à sociedade. A universidade, como um todo, já preocupa-se com a responsabilidade social, com o Trote do Bem, e a faculdade resolveu aderir a ele com o pedágio solidário”, informa Marcela do Carmo Vieira, coordenadora da Arquitetura. Os fundos angariados foram entregues à Lumen nesta segunda-feira mesmo.

Antes de irem ao local, os alunos estavam no campus II para serem apresentados aos docentes e saberem como funcionaria o Trote do Bem. Na ocasião, a iniciativa da Unoeste foi aprovada pelo vereador prudentino Adilson Regis Silgueiro, autor de um projeto de lei municipal aprovado pela Câmara que pretende ampliar a fiscalização de trotes violentos. Cabe ressaltar que a Unoeste coíbe qualquer trote violento e deixa à disposição, para denúncias, os telefones 3229-2003 (Prudente) e 0800 771 5533 (demais localidades) e o e-mail ouvidoria@unoeste.br. Frederico Seddig Neto, 19, é novato do curso de Engenharia Elétrica e sente-se feliz por ajudar o próximo, diz que está “com uma sensação muito boa, porque o trote é beneficente”. Sobre o curso em que está, aberto neste semestre, tem ótimas expectativas. “Espero construir aqui o meu futuro, pois quero ter a engenharia elétrica como profissão”.

Muitas graduações também fazem ações, como arrecadação de alimentos, de ração animal, plantio de mudas, cadastro de doadores de medula óssea e doação de sangue. Uma das mais tradicionais recepções é a do curso de Medicina, que há anos reúne professores com calouros e pais no Teatro César Cava, campus I. Solange Carlos Sobrinho veio de Avaré (SP) para acompanhar a filha Érica. “Para mim, é muito importante participar desse momento de acolhida”, diz a mãe. A ingressante salienta que considera louvável a iniciativa de arrecadar remédios e alimentos. “Já entreguei a minha doação de medicamentos, agora só falta trazer os alimentos. Pretendo, também, participar da doação de sangue. Ações como essas traduzem o verdadeiro significado da medicina, que é ajudar o próximo”, completa. O trote da Medicina continua durante o mês de fevereiro.

Participe do Trote do Bem – Todos juntos, alunos de graduação, pós, cursos técnicos, de extensão, pré-vestibular e educação a distância, professores, funcionários, parentes ou comunidade externa à Unoeste, podem e devem integrar o Trote do Bem do 1º semestre de 2015, que arrecada produtos de higiene pessoal. Ainda fazem parte do Trote do Bem, como forma de socialização e de prática de atividades físicas, o 35º Campeonato Intercalouros da Unoeste, competição prevista para iniciar em 4 de março, e a 19ª Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste, agendada para 17 de março.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem