CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Doações, propostas esportiva e ambiental mobilizam alunos

Cursos da área da saúde, agrárias e ambiental integram iniciativas acolhedoras na primeira semana de aulas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Doações, propostas esportiva e ambiental mobilizam alunos
Santos: “Além de praticar um esporte que eu gosto, tive a oportunidade de interagir com os veteranos”
Foto: Gabriela Oliveira Doações, propostas esportiva e ambiental mobilizam alunos
Calouro de Agronomia, Elias Bento Ferreira Neto participa de atividades como visita à Fazenda Experimental e plantio de mudas
Foto: Mariana Tavares Doações, propostas esportiva e ambiental mobilizam alunos
Estudantes da Faculdade de Medicina no momento de doação de sangue no HR


A Unoeste considera que o início da trajetória acadêmica é um importante momento, pois este é o primeiro contato dos calouros com a universidade. Com a proposta de promover iniciativas acolhedoras e humanizadas, as graduações realizam ações distintas, possibilitando desde cedo, uma relação estreita entre coordenadores, docentes, ingressantes e veteranos.

Um exemplo de recepção diferenciada foi dado pelos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Isso porque na noite desta quarta-feira (4), o Centro Esportivo do campus II abrigou diversas competições entre os alunos. Nas quadras integradas foram realizados jogos de futsal, basquetebol e voleibol, além do tênis de mesa. Já na piscina coberta, inaugurada no último semestre, aconteceu o 1º Desafio Raia Rápida de Natação, que despertou maior interesse, já que os participantes aproveitaram o calor para se refrescar e praticar uma atividade física.

Para Ana Elisa Von Ah Morano, que cursa o 4º termo do bacharelado em Educação Física, trata-se de uma recepção integradora. Ex-nadadora, ela revela que essa modalidade sempre chamou mais sua atenção. “Acredito que o esporte é o nosso objeto de estudo e foi por meio dele que aproveitamos essa estrutura da graduação para conhecer o pessoal que está entrando na universidade”.

Wellington Nascimento dos Santos também aderiu à disputa aquática. Calouro da licenciatura em Educação Física, ele aprovou o momento diferenciado. “Essa recepção foi muito boa, pois conhecemos instalações que serão utilizadas no decorrer do curso e tivemos a oportunidade de nos socializar com os veteranos e demais ingressantes”.

Seguindo o mesmo pensamento, a Agronomia desenvolve atividades de recepção nesta semana. Entre elas estão uma visita à Fazenda Experimental da universidade, ocorrida na quarta-feira (4), e o plantio de mudas em Área de Preservação Permanente (APP) do campus II, nesta sexta-feira (6), que também contará com a participação dos calouros de Engenharia Ambiental e Sanitária. O futuro engenheiro agrônomo Elias Bento Ferreira Neto é um dos participantes. “Conheci toda a infraestrutura da área de agrárias da instituição, visualizando, inclusive, pesquisas sobre manejo de pastagem e variedades de soja, além de observar os animais da fazenda. Em relação ao plantio de árvores, espero que esse gesto contribua com a preservação dessa área, pois entendo que o meu papel, como futuro profissional, é contribuir com o meio ambiente”.

A Faculdade de Medicina de Presidente Prudente dá exemplos de ações solidárias. Além da arrecadação de medicamentos promove a campanha “Dou meu sangue pela Famepp”. As doações podem ser feitas a partir desta quinta-feira (5), no Banco de Sangue do Hospital Regional (HR) e prosseguem até o dia 12 de fevereiro – o local funciona todos os dias da semana das 7h às 17h. “Esse trote do bem tem o objetivo de acolher os nossos calouros e contribuir com a saúde da comunidade, pois se o estoque de bolsas de sangue aumentar, mais pessoas poderão ser ajudadas”, explica Murilo Henrique Fernandes Costa Colette Bordão, estudante do 3º termo do curso e integrante do diretório acadêmico, que idealiza a ação.

Capacidade máxima – Os calouros dos cursos noturnos da área da saúde na Unoeste tiveram na terça-feira (3) um momento diferenciado no Teatro César Cava, completamente lotado. Além de informações acadêmicas, os participantes ficaram sabendo sobre aspectos que envolvem a mudança na vida, proporcionada pelo ingresso na universidade, além da importância da atuação multiprofissional dos futuros profissionais dessa área.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem