CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acadêmicos de Medicina são orientados sobre acuidade visual

Médico do Banco de Olhos da Santa Casa contribui na preparação para o Projeto Saúde Visual do Escolar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Acadêmicos de Medicina são orientados sobre acuidade visual
Treinamento do Saúde Visual do Escolar para 2015
Foto: João Paulo Barbosa Acadêmicos de Medicina são orientados sobre acuidade visual
Médico Leonardo Castilho oferece orientação aos estudantes
Foto: João Paulo Barbosa Acadêmicos de Medicina são orientados sobre acuidade visual
Envolvidos no Projeto Saúde Visual do Escolar


Nos próximos dias serão retomadas as atividades do Projeto Saúde Visual do Escolar. A programação da realização de testes de acuidade está sendo finalizada, para ser cumprida a partir de março em 24 escolas da rede estadual de ensino em Presidente Prudente. Nesta quarta-feira (25) ocorreu um trabalho de preparação, envolvendo os parceiros e estudantes de Medicina. O médico Leonardo Castilho – do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa – orientou sobre os procedimentos durante a aplicação dos testes feitos para apontar possíveis problemas de visão de alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Implantado em 2010, por iniciativa do Lions Clube Cinquentenário, o projeto tem como principais parceiros o Banco de Olhos e a Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Acompanhados e orientados por professores, os futuros médicos aplicam os testes de acuidade. Quando detectado algum possível problema, o aluno é encaminhado para exame clínico na Santa Casa. Em cinco anos, foram atendidos 9602 alunos, dos quais 2144 passaram pelos médicos e 321 precisaram usar óculos, grande parte deles doados pelo Lions.

O projeto ocorre em sintonia com o serviço prestado aos alunos da rede municipal de educação. O primeiro atendimento ocorre no ingresso do aluno no ciclo inicial do ensino fundamental (1º ano), sendo que esse mesmo aluno volta a ser atendido ao ingressar no segundo ciclo (6º ano). Testemunhos de diretores, professores e dos próprios alunos são de que o uso de óculos representa ganho na qualidade do aprendizado. Ao passar a enxergar melhor, o aluno amplia seu rendimento. O que ocorre a partir de situações como a facilidade em copiar o conteúdo exposto na lousa, sendo que antes havia dificuldade.

No encontro preparatório, nas falas do envolvidos na coordenação do projeto sobressaiu a importância de se promover a saúde visual do escolar. Pela Proext falaram a pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima e a coordenadora de ações extensivas de saúde Rosilene Martins Viel; pelo Banco de Olhos o presidente Irineu Sesti Barbosa, a assistente social Fátima Rota e o médico Leonardo Castilho; pelo Lions Cinquentenário, o presidente Luiz Antônio Gimenes e José Antônio Salas Molina; pela Famepp a professora Magda Luzia Neves que passou a coordenação do projeto para Elenice Morini Duarte. O cronograma de ações de visitas às escolas será anunciado nos próximos dias.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem