CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Formados em Informática criam app com itinerários de ônibus

Aplicativo é sucesso em Prudente, com mais de 11,2 mil downloads já realizados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Formados em Informática criam app com itinerários de ônibus
Santoro e Zito: criadores do programa, disponível para Android e iOS
Foto: Matheus Teixeira Formados em Informática criam app com itinerários de ônibus
Uso é bem fácil e acesso às informações não requer conexão à internet


Atualizada em 20/03/2015

Hora do Busão – Presidente Prudente é um aplicativo gratuito e inovador, criado por profissionais formados pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste! Como o nome do app entrega, ele reúne os horários em que há ônibus disponíveis de três empresas: Jandaia Transportes e Turismo, Pruden Express e Transporte Coletivo Presidente Prudente (TCPP). Desenvolvido para os sistemas operacionais Android e iOS (Apple), é um sucesso: até a primeira quinzena de março, 11.229 downloads foram feitos, com 84,3% de avaliações com 5 estrelas (máximo).

Da Jandaia é possível ver horários em que Prudente é origem ou destino num trajeto para 30 cidades ou distritos da região. Das demais, as tabelas mostram os coletivos que circulam nos bairros prudentinos. Além da hora que cada ônibus sai, o programa mostra em quanto tempo há o próximo, os pontos de parada, as taxas das linhas urbanas e envia lembretes sobre os itinerários escolhidos. Os autores da nova utilidade pública são Jonatas Ribeiro Zito, 26, formado em Gestão da Tecnologia da Informação, e Marcelo de Faria Santoro, 31, egresso de Tecnologia em Informática (atual curso de Sistemas para Internet).

O melhor de tudo é que após baixá-lo não é mais necessário estar conectado à internet para usá-lo, todo o conteúdo fica à disposição completamente off-line. Santoro diz que isso vem para ajudar a população prudentina e das cidades próximas que dependem diariamente do transporte coletivo. “Era preciso ligar nas empresas de ônibus para consultar os horários, carregar papelzinho no bolso. Hoje em dia, com a facilidade de quase todo mundo ter um smartphone, imaginamos: seria muito mais fácil disponibilizar um sistema com todas essas informações”.

Para chegar ao produto final, o trabalho foi árduo, como relembra Zito. “De início foi um pouco difícil encontrar os horários. Mas, agora temos recebido muitas mensagens positivas, pessoas agradecendo e dando sugestões, então estamos empolgados para lançar novidades, queremos agregar mais funcionalidades ao aplicativo”. Para tanto, os ensinamentos recebidos na Unoeste são essenciais, assim como o estímulo para buscarem conhecimentos e os colocarem em prática a serviço do cidadão. “A Fipp/Unoeste nos deu um apoio muito grande, tem professores qualificados, com experiência na vida acadêmica e no trabalho, fico feliz de sermos referência na região”, fala Zito. “A nossa passagem pela Fipp/Unoeste moldou muito bem nosso caráter profissional”, complementa Santoro.

Baixe o aplicativo – De seu dispositivo móvel com sistema operacional Android, entre na Google Play (Play Store), procure por Hora do Busão – Presidente Prudente e baixe o app gratuitamente. É bem leve e está na 2ª versão, lançada em 7 de fevereiro de 2015 – a anterior foi colocada à disposição em 3 de dezembro de 2014. A versão do aplicativo para iOS (Apple) está disponível de graça desde 19 de março na App Store, também com o nome Hora do Busão – Presidente Prudente. Quando há novos horários das linhas de ônibus, o programa atualiza o banco de dados para o usuário, tanto para Android quanto para iOS.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem