CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

HR chega à maioridade sendo fundamental para a região

Hospital Regional de Presidente Prudente atende 45 municípios com população estimada em 1 milhão de pessoas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni HR chega à maioridade sendo fundamental para a região
Missa solene celebrada pelo monsenhor José Antônio de Lima marcou as comemorações dos 18 anos da unidade
Foto: Ector Gervasoni HR chega à maioridade sendo fundamental para a região
Pró-reitores Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação) e José Eduardo Creste (Acadêmico) representaram a Unoeste
Foto: Ector Gervasoni HR chega à maioridade sendo fundamental para a região
Frei Jacó, diretor administrativo do HR, e a funcionária Edna Maria Amaro entregam homenagem a José Eduardo Creste


Em fevereiro de 1997, o Hospital Universitário (HU) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” iniciava suas atividades já como um marco para Presidente Prudente e região. Transformado em Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, estadualizado em 2009, atende 45 municípios do Oeste Paulista, uma população estimada em 1 milhão de pessoas. Em 2015, esta importante unidade hospitalar chega aos 18 anos de atuação e, para comemorar, uma missa solene foi celebrada na noite desta quinta-feira (12), em frente à entrada principal, contando com mais de 250 participantes.

A celebração foi conduzida pelo monsenhor José Antônio de Lima, pároco da catedral de São Sebastião, que lembrou a importância da iniciativa dos idealizadores do antigo HU e daqueles que dão sequência ao trabalho do HR, lembrou dos corpos clínico, administrativo e pacientes. “Este lugar é uma grande escola de profissionais que estão espalhados por todo o Brasil”, disse. O monsenhor destacou o papel de responsabilidade desses profissionais. “O momento de enfermidade é difícil e sentimos quando passamos por isso. Portanto, o atendimento ao paciente precisa ser de acolhida, ou seja, um tratamento afetuoso”, completou.

Idealizadores do hospital, administrado incialmente pela Associação Prudentina de Educação e Cultural (Apec), mantenedora da Unoeste, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima foram homenageados na solenidade. Na ocasião, foram representados pelos pró-reitores Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico) e Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação). Pela universidade também esteve presente o coordenador geral da Faculdade de Medicina (Famepp), Michel Jorge Cecílio, além de professores da área da saúde.

O diretor administrativo do HR, Luciano Luiz da Silva, o frei Jacó, agradeceu a presença de todos. Enalteceu a família Oliveira Lima, por colocar em prática este projeto, e o governo do Estado de São Paulo, por dar sequência e ampliar os serviços, sendo um hospital 100% SUS [Sistema Único de Saúde]. “São atendidas, aqui, pessoas que realmente não têm condições de pagar por um serviço de saúde. Assim, entendemos esse trabalho como nossa missão”. O frei ainda agradeceu a presença de integrantes de projetos mantidos na cidade pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra o HR desde a sua estadualização.

A celebração foi abrilhantada pela apresentação do coro Divina Providência, formado por colaboradores do HR e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O Estado estava representado pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-11), na pessoa de Cilene Bezerra dos Santos e também foram homenageados 39 funcionários que estão desde fevereiro de 1997 no hospital. Entre eles, José Carlos Pires de Lima, 70, do Serviço de Prontuário do Paciente (SPP), setor que alimenta todas as clínicas, os ambulatórios, a área administrativa e que presta serviços externos. “Entrei quando tudo ainda estava ‘cheirando a novo’ e permaneci graças ao bom ambiente de trabalho. Fui bem recebido e nunca tive nenhum problema. Sinto-me feliz pelo reconhecimento, pois nesta cidade cresceram meus filhos e hoje já tenho netos. Vim de São Paulo com minha mulher, à época transferida pelo banco, e resolvi permanecer no interior do Estado. Não me arrependo de nada!”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem