CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Instrução de jovens aprendizes inclui questões ambientais

Fundação Mirim recebe exposição itinerante do Acervo Educacional de Ciências Naturais, mantido pela Proext


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Instrução de jovens aprendizes inclui questões ambientais
Jovens aprendizes apreciam a exposição Fauna Regional
Foto: João Paulo Barbosa Instrução de jovens aprendizes inclui questões ambientais
Aprendizes recebem da Unoeste o Guia de Cursos
Foto: João Paulo Barbosa Instrução de jovens aprendizes inclui questões ambientais
Aprendizes, estagiários da Proext, Graziella e Joyce


Há mais de meio século, a Fundação Mirim de Presidente Prudente prepara jovens para o mercado de trabalho, desde os tempos em que se chamava Guarda Mirim. Atualmente, dotada de estrutura bem mais ampla, o projeto educacional, voltado ao preparo de meninos e meninas de 14 a 17 anos, inclui questões ambientais. A instituição recebe nesta quinta (5) e na sexta-feira (6) a exposição itinerante Fauna Regional, disponibilizada pelo Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), mantido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. Fato motivado pelo Dia do Agente de Defesa Ambiental, que transcorre neste dia 6 de fevereiro.

A exposição está instalada no restaurante, por ser local de circulação diária de mais de 600 jovens aprendizes, dos quais 400 em fase de formação e outros 250 já inseridos no mercado de trabalho. “Dentro da grade curricular são ofertadas atividades diferenciadas, como de educação ambiental e de sustentabilidade. Exposição como essa da Fauna Regional possibilita trabalhar a parte prática do aprendizado”, disse a gerente educacional da Fundação Mirim, a pedagoga Joyce Pavão Passone. A mostra apresenta algumas espécies de animais  taxidermizados (empalhados).

São mamíferos, aves, répteis, peixes e insetos. Os aprendizes podem ver gato do mato, jaguatirica, tamanduá, macaco-prego, tatu, jacaré, sucuri, seriema, gavião, coruja, arara, tucano, cascudo, jaú, cigarras, abelhas, formigas e grilos, dentre outros. Em panfleto disponibilizado aos jovens, são oferecidas informações sobre o Aecin e a exposição, dizendo que o objetivo é apresentar espécimes da fauna silvestre encontrada na região do Pontal do Paranapanema, de modo a promover a aproximação do público observador ao contexto da natureza e biodiversidade regional.

A instalação na Fundação Mirim foi feita pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza, juntamente com o assessor de integração comunitária Darci Galbiati e os estagiários Fernanda Akemi Takabatake e Douglas Bento Pacheco, respectivamente alunos dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas. Conforme Joyce, a contribuição da Unoeste se insere no programa de formação profissional, educacional e social, no qual, além das 600 horas máximas de capacitação para o trabalho, os jovens recebem atendimentos odontológicos, psicológicos, nutricionais e atividades de lazer e esporte.

Também são contemplados com transporte, sendo que a frota da Fundação Mirim ganhou recentemente um micro-ônibus, adquirido com recursos próprios. Os que estão no mercado de trabalho possuem registro em carteira e contam com todos os benefícios trabalhistas. São cerca de 100 empresas parceiras. Ao longo de 54 anos passaram pela instituição mais de 30 mil jovens e adolescentes, a exemplo do atual presidente Benjamim Lucas Ramos de Oliveira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem