CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Interessado em iniciação científica tem nova chance de bolsa

Inscrições para seleção das propostas ocorrem de fevereiro a abril e o benefício será concedido por um ano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Interessado em iniciação científica tem nova chance de bolsa
Dr. Maia Souza anuncia inscrições para o Pibic
Foto: João Paulo Barbosa Interessado em iniciação científica tem nova chance de bolsa
Bolsista Daniel Moreira Neres recomenda o Pibic


Como parte da proposta de inserir cada vez mais o estudante dos cursos de graduação em iniciação científica, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste mantém no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 12 bolsas ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nova seleção de candidatos recebe inscrições, de fevereiro a abril, para o benefício a ser concedido de agosto deste ano a julho do ano que vem.

O novo edital da pró-reitoria, juntamente com o Comitê Institucional do Pibic Unoeste, estabelece o seguinte período de inscrições: de 23 de fevereiro a 30 de abril de 2015. O documento disponível trata da finalidade, objetivos, compromissos e direitos do orientador, compromissos do bolsista, prazo e documentos para as inscrições, critérios de distribuição das bolsas, julgamento das solicitações mediante avaliação do mérito do projeto de pesquisa, recurso, implementação da bolsa e disposição finais.

Também consta da publicação as providências a serem tomadas pelo candidato, a começar pela carta de encaminhamento ao pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi. O processo é realizado com transparência e lisura, conforme o Dr. Gustavo Maia Souza que integra o comitê e evidencia a importância do Pibic para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa por estudantes de graduação. Há um apelo para que ocorra um grande número de inscritos, para que o CNPq, em breve, aumente o número de bolsas.

O estudante de Ciências Biológicas Daniel Moreira Neres, 18, está inserido em pesquisa na área de ecofisiologia. Para ele, o Pibic representa estímulo e a oportunidade de desenvolver estudos no Laboratório de Inteligência em Plantas e Ecofisiologia “Ulrich Lüttge” (Lipeul). Focado na docência, seu interesse maior reside nas áreas de biotecnologia e bioquímica, mas vê com entusiasmo a possibilidade de trabalhar com as três áreas. Vê na iniciação científica um passo importante à sua pretensão de fazer doutorado, para aliar a pesquisa com o ensino e a extensão.

Goiano de nascimento, Neres já morou em Rancharia (SP) e atualmente está em Presidente Prudente, distante de sua família 1,7 mil quilômetro, em Vila Rica, no Mato Grosso, município localizado na tríplice fronteira com os Estados do Pará e Tocantins. Bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni), escolheu a Unoeste pela qualidade dos cursos e por já conhecer a região. Inserido na iniciação científica já no 2º termo, desde o segundo semestre do ano passado, pretende permanecer no Pibic e aproveitar o máximo dos quatro anos do curso ofertado pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp); a mais antiga da Unoeste, com mais de 40 anos.

Serviço – Informações e inscrições no Pibic, acesse aqui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem