CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Luta pela saúde renal leva exame laboratorial à zona leste

No Dia Mundial do Rim o serviço será prestado pela primeira vez em oito anos de mobilização feita pelo Carim


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Luta pela saúde renal leva exame laboratorial à zona leste
Elaine (em pé), Galbiati, Rosilene, Cláudia, Almeida e Welida


Diretoria e corpo técnico da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim) se juntam à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste para apresentar novidade na mobilização popular pelo Dia Mundial do Rim, em 12 de março. Pela primeira vez em oito anos será prestado um novo serviço: exame de creatinina, para avaliar a função dos rins. Também pela primeira vez será num bairro. Até então era no centro da cidade, na Praça 9 de Julho. Este ano ocorrerá na zona leste de Presidente Prudente, que possui grande concentração populacional.

O exame laboratorial não será o único serviço a ser prestado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Professor Samoel Brondi, localizado na confluência das avenidas Tancredo Neves e Juscelino Kubtischek (JK), área limítrofe de três bairros: Parque Alvorada, Jardim Cinquentenário e Jardim Itapura II. Outros serviços serão aferição de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes), higienização e massagem facial. Todos prestados por estudantes da universidade, com orientação e acompanhamento de professores.
As participações serão dos cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Estética e Cosmética. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 12h. O dia 12 de março cairá numa quinta-feira. A elaboração da programação está sendo feita, incluindo outras ações como a panfletagem com informações sobre a saúde dos rins que poderá ser em sistema de pedágio no trânsito ou no calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei, no centro da cidade. A distribuição de panfletos está prevista para o sábado da mesma semana, dia 14, durante o período da manhã.

A prefeitura está envolvida através da Coordenadoria Municipal da Juventude, que reponde pelo centro esportivo e ações múltiplas, e da Secretaria Municipal de Saúde. Há a intenção de envolver a Associação Comercial e Empresarial, parceira da Proext/Unoeste na Caravana da Saúde que tem a participação do Carim. O propósito de aumentar a mobilização popular no Dia Mundial do Rim está voltado em ampliar a visibilidade da luta pela saúde renal que o Carim desenvolve há 11 anos.

Para o presidente Walmy Geraldo de Almeida, a parceria com a Unoeste proporcionou ao Carim, do ano passado para cá, a credibilidade que a entidade precisava alcançar. “Demos um grande salto. É uma parceria fantástica. Ganhamos em credibilidade e visibilidade”, afirmou durante a reunião da qual participaram pelo Carim as assistentes sociais Elaine de Oliveira Almeida e Welida Gomes Farias, juntamente com a assessoria de imprensa voluntária jornalista Cristina Campos.

Pela Unoeste estiveram a coordenadora de ações extensivas de saúde e o assessor de integração comunitária da Proext, Rosilene Martins Viel e Darci Galbiati, e a médica professora do curso de medicina Cláudia Álvares Calvo Alessi. Outra novidade anunciada pelo Carim, para a qual também espera a parceria da Proext/Unoeste, será o 1º Fórum da Pessoa com Insuficiência Renal Crônica, no dia 15 de abril, para debater questões como prevenção, saúde e direitos dos pacientes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem