CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Oficina pedagógica para novos professores inclui colombiano

Graduado em Bogotá e pós-graduado em Londrina, zootecnista aprova instruções proporcionadas aos ingressantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Oficina pedagógica para novos professores inclui colombiano
Oficina sobre didática no ensino superior, ministrada por Olga Boscoli
Foto: João Paulo Barbosa Oficina pedagógica para novos professores inclui colombiano
Colombiano Lozano elogia estrutura oferecida pela Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Oficina pedagógica para novos professores inclui colombiano
Pró-reitor Creste e a professora Olga com os novos professores


No encerramento da semana de atividades do 7º Encontro Pedagógico dos Docentes (Enped), sábado (31) foi realizada oficina sobre didática no ensino superior, destinada aos novos professores contratados pela Unoeste. Dentre os ingressantes estava o colombiano doutor Arturo Pardo Lozano, que assume a disciplina de Suinocultura nas graduações em Zootecnia e Medicina Veterinária. “É muito boa”, afirmou sobre a oficina conduzida pela professora Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli, evidenciando a importância dos novos professores receberem instruções gerais.

Os profissionais envolvidos, sendo que parte deles está se iniciando na carreira docente, foram: advogado, biólogo, zootecnista, médico veterinário, esteticista, jornalista, zootecnista, enfermeiro, arquiteto, engenheiro florestal, nutricionista, engenheiro eletricista, desenhista ilustrador, biomédico, professor, administrador, educador físico e gestor em tecnologia da informação. Alguns contratados para aulas na pós-graduação e a maioria na graduação, em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. O encontro durante a manhã de sábado deu-se em caráter de aula dialogada.

Conforme expos Olga, lecionar implica em ser mais que professor. “É preciso ser educador”, pontuou. “O educador se preocupa com o aluno como um todo. Transmitir conhecimento a internet também faz”, comparou para citar que no processo de ensino e aprendizagem é preciso levar em consideração os aspectos afetivo (coração), racional (cognitivo) e do movimento (psicomotor). Com abordagens sustentadas em diferentes teóricos falou de várias questões sobre a atuação docente, a exemplo da importância da interação entre professores e alunos.

Os novos professores deram testemunhos que reforçaram os assuntos abordados, como o de conhecer o aluno para detectar potencialidades e dificuldades. O foto-repórter Rubens Cardia contou que não se sentia desafiado pelas aulas, desde o ensino fundamental. Isso, tornava as aulas entediantes. Sua resposta era com indisciplina. Porém, professores mais observadores adotaram ações para responder suas necessidades específicas de aprendizado, como no caso de aumentar o número de exercícios em relação aos demais alunos, para que ficasse ocupado, não terminasse antes e começasse a importunar a sala.

Ao apresentar a didática como arte de ensinar, Olga citou o seguinte pensamento de Paulo Freire: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. Também esteve presente o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, reafirmando as boas-vindas aos novos professores. Elogiou o trabalho da professora Olga e comentou que a oficina Didática no Ensino Superior tem a finalidade de estimular, tirar dúvidas e instruir o ingressante sobre compromissos da Unoeste como instituição de ensino superior.

Lozano manifestou encantamento com a estrutura da Unoeste, onde esteve pela primeira vez no Centro Zootécnico, para dar palestra sobre qualidade da carne suína. Na semana passada retornou e, apesar da correria com o exame admissional de saúde e da formalização de documentos, pode conhecer um pouco melhor o campus II, onde irá lecionar toda quarta-feira. Contou que já conhecia Presidente Prudente (onde mora sua cunhada) e região, por ser casado com Ana Paula de Souza Fortaleza Pardo, que é de Dracena e leciona nos cursos de zootecnia e medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde a conheceu e cidade onde moram.

Graduado em zootecnia na Colômbia, em Bogotá sua terra natal, fez mestrado e doutorado na UEL, onde a coordenadora do curso de Zootecnia da Unoeste, Ana Cláudia Ambiel, faz doutorado. “Ela solicitou a indicação de um possível professor para o curso que coordena. Eu fui indicado pelo meu orientador, Dr. Caio Abércio da Silva. Terminei o doutorado em 2013. No ano passado me ocupei, em grande parte, com a produção de artigos científicos. Não podia me empregar, pois estava à espera do visto permanente que saiu somente no final do ano”, contou Lozano, que mantém o sotaque de sua língua pátria e que chega à Unoeste num momento de internacionalização da instituição.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem