CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projetos de extensão proporcionam conviver com a realidade

Leitura Campeã e Piquenique Literário envolvem estudantes de diferentes cursos de graduação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projetos de extensão proporcionam conviver com a realidade
Camargo, Rosilene, Cidinha, Graziella, Luciana e Galbiati


Neste início de ano letivo é preparado amplo calendário de atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Unoeste junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O trabalho é feito com o envolvimento de cada parceiro e nesta terça-feira (3) coordenadores de ações extensivas receberam o coordenador da Associação Betesda, Itamar Xavier de Camargo, para discutir os projetos Leitura Campeã e Piquenique Literário. Projetos que proporcionam, para estudantes de diferentes cursos, rica convivência com a realidade social.

O Leitura Campeã chega ao quinto ano, a partir de sua implantação em 2011, inicialmente com a finalidade de incentivar a leitura para crianças e adolescentes inseridos na associação de promoção do bem-estar social. Com livros recebidos em doação foi instalada uma biblioteca na Associação Betesda, em sua sede no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Porém, com a campanha “Ler faz Bem” foi ampliada a doação, envolvendo estudantes e professores da Unoeste. Então, surgiram as bibliotecas comunitárias.

Bibliotecas para a comunidade funcionam na sede da Betesda, no templo da Igreja Nova Jerusalém, no Jardim Paulista, no Pronto Atendimento 24 Horas e na UBS do Jardim Villa Real, que são unidades da rede municipal de saúde. Os livros são disponibilizados em prateleiras, as pessoas – de todas as idades – podem levar para ler e depois devolver, possibilitando que um mesmo livro seja lido por várias pessoas. Para isso não há nem um tipo de controle e, com isso, as pessoas são educadas para compartilhar.

Também é abrigada pelo Leitura Campeã a ação “A Redação e Leitura Jornalística”, com oficina de produção de textos para as crianças e adolescentes atendidos pela Associação Betesda, com publicação pelo jornal O Imparcial. O projeto Piquenique Literário ocorre em setembro e desde o ano passado está inserido no Mês da Responsabilidade Social, que a Proext realiza em atendimento ao apelo da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). No piquenique são realizadas diversas atividades lúdicas.

Como novidade para 2015, está previsto no calendário – com dia, local e hora a serem definidos – palestra sobre o uso indevido de drogas e o lançamento de livro produzido pelas crianças e adolescentes. Pela Unoeste são envolvidos estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social. “Mas pretendemos outras iniciativas e fazer convites para cursos como os de Engenharia Ambiental e Agronomia, mestrado em Meio Ambiente e áreas afins”, disse a coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza.

Participaram ainda da reunião, onde foram tratados outros assuntos como as palestras sobre saúde e floreiras de pneus, as coordenadoras de ações extensivas gerais Cidinha Martines e de ações extensivas da saúde Rosilene Martins Viel; e os assessores de integração comunitária Darci Galbiati e Luciana Oliveira da Silva Lorençon.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem