CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rede de Bibliotecas da Unoeste oferece diferentes serviços

Ferramentas e serviços disponibilizados auxiliam alunos e docentes nas atividades acadêmicas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Rede de Bibliotecas da Unoeste oferece diferentes serviços
Sala de estudo da unidade do campus I teve boa movimentação de estudantes já nas primeiras semanas de aula


Os primeiros dias de aula dos calouros é também o período de conhecer as instalações da universidade. Um dos locais mais frequentados por todos os acadêmicos, independentemente do curso, é a biblioteca. Quem ingressou na Unoeste, no início deste ano, está passando por capacitações para aprender a utilizar todos os serviços oferecidos nas unidades de informação. Além do acervo impresso, a Rede de Bibliotecas da instituição disponibiliza um grande acervo virtual. “Esse contato é importante para que o aluno entenda como deve utilizar os recursos informacionais, que realmente são muitos”, informa a coordenadora da rede, Regina Liberati Silingovschi.
 
Ela acrescenta que é essencial o estudante conhecer os recursos disponíveis, principalmente para iniciar pesquisas científicas. A Rede de Bibliotecas conta com três unidades, sendo nos campi I e II, além do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente. Ao todo, o acervo impresso dispõe de 74.429 títulos, 153.050 exemplares, 2.245 periódicos e 97.159 fascículos. O acervo on-line também é amplo, por meio das bibliotecas virtuais Pearson, Minha Biblioteca, Revista dos Tribunais Online e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
“São bases confiáveis, que podem ser exploradas pelos universitários”, salienta a coordenadora, destacando que as bibliotecárias também auxiliam em relação aos trabalhos acadêmicos e publicação de artigos, com atendimento personalizado, conforme a necessidade de cada um. Outra atividade desenvolvida pelo espaço é o levantamento bibliográfico, “que ocorre quando o pesquisador não está conseguindo encontrar o assunto que precisa”. As três unidades também dispõem de centros multimídias, que podem ser utilizados pelas comunidades acadêmica e externa, além de salas para estudo individual e em grupo.
 
Acervo virtual – Somando os documentos disponíveis nas bases Pearson e Minha Biblioteca são mais de 9 mil títulos de livros. Já pelo Portal de Periódicos da Capes, a Unoeste tem acesso a 68 bases, totalizando milhares de obras. Conforme Regina, uma novidade desse portal é o tutorial para cadastro no Meu Espaço. “O passo a passo está disponível no site para que alunos e professores possam se cadastrar. A vantagem é que você cria um espaço seu, onde pode guardar suas pesquisas, inclusive criar um alerta para assuntos que lhe interessam. Assim, você terá acesso a todas as publicações na base de dados que estiverem relacionadas ao assunto que procura”, explica.
 
A coordenadora destaca ainda que o acesso a essas bases de dados foi disponibilizado pela Capes à Unoeste em 2012, em razão dos bons conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade. Para que os acessos entrem na estatística da universidade, por enquanto é preciso que os usuários utilizem a ferramenta em computadores da própria instituição. Regina frisa que quanto maior o número de acessos, mais pontos a instituição acumula, o que pode acarretar em benefícios, inclusive com a disponibilidade de acessos a outras bases.
 
Treinamentos – No decorrer do ano também são realizadas capacitações para turmas de termos mais avançados, com o propósito se ensinar esses alunos a manusearem as bases de dados virtuais. Os professores devem agendar com a bibliotecária da unidade. “Fazer pesquisas científicas não é algo simples como acontece em sites de buscas. Existem maneiras corretas para encontrar artigos e documentos, pois são pesquisas mais elaboradas e, além disso, cada base tem seu formato de trabalho”, finaliza Regina.
 
Serviço – As unidades de informação funcionam das 7h às 22h25, sendo que os empréstimos são realizados até às 22h15 e as devoluções até às 22h20. Aos sábados funcionam das 7h às 12h55.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem