CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana das Ligas Acadêmicas de Medicina busca novos adeptos

Evento, no Teatro César Cava, apresenta 28 organizações e procedimentos para entrar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Semana das Ligas Acadêmicas de Medicina busca novos adeptos
Rosilene Martins Viel fala sobre importância da extensão universitária
Foto: Matheus Teixeira Semana das Ligas Acadêmicas de Medicina busca novos adeptos
Liga do Trauma, existente há 8 anos, é primeira a apresentar-se


É na 5ª Semana das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unoeste que um espaço é aberto para as diretorias das organizações aproximarem-se dos alunos, especialmente dos calouros, a fim de mostrar quais são as ações feitas e despertar o interesse nos que ainda não participam de alguma associação. Atualmente, 28 estão em funcionamento, com atividades como aulas, seminários, discussões de casos clínicos, plantões, prestação de serviços à comunidade e realização de pesquisas. O evento das ligas da Faculdade de Medicina (Famepp/Unoeste) ocorre em 24 e 25 de fevereiro, com início às 19h, no Teatro César Cava, campus I.

Todas as ligas têm um professor como preceptor (mentor/supervisor), profissionais médicos e, na maior parte da composição, alunos de Medicina, do 1º ao 12º termos. Na noite de ontem (24), metade delas se apresentou e explicou como proceder para participar como membro ou ouvinte – algumas exigem prova no processo de seleção; hoje (25), a outra metade fará exposição sucinta sobre o funcionamento de cada uma. Mario Lenharo Junior, estudante do 11º termo, é presidente da Comissão das Ligas Acadêmicas e presidente e fundador da Liga de Neurocirurgia. Ele elucida que “as ligas têm como filosofia o tripé de ensino, pesquisa e extensão com intuito de aprofundar o conhecimento do ensino médico, teórico e prático, em determinada especialidade”, complementando, assim, conteúdos da grade curricular obrigatória da graduação.

Uma das ligas mais novas é a de Cirurgia Oncológica, a qual Larissa Pires Pereira, do 8° termo, ajudou a fundar por ter “avidez pelo conhecimento, pela vontade de aprofundar e pesquisar mais sobre os diversos tipos de cânceres e discutir sobre as diferentes abordagens cirúrgicas”. A acadêmica, atual presidente desta liga e também da de Hematologia e Oncologia Clínica, conta que os participantes dessa organização pretendem entender porque há aumento de casos de câncer no mundo e contribuir para tudo que envolva prevenção e tratamento. “É importante que o acadêmico participe de alguma liga, pois assim pode interagir mais com o curso. Os temas abordados são as novas problemáticas daquela especialidade e esse contato maior com uma determinada área vai direcionando o alunato de acordo com suas afinidades e irá ajudá-lo a ser um profissional completo”.

Como as ligas são consideradas um projeto de extensão, foi convidada a falar para os universitários a professora Rosilene Martins Viel, coordenadora das ações extensivas na área da saúde da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste. “As ligas colocam, realmente, o aluno perto do que quer dentro da profissão dele e contribuem de maneira efetiva e pontual, porque permitem ao estudante acompanhar um paciente num campo específico”.

Durante o ano são diversas atividades extensionistas encabeçadas pelas ligas, uma das que mais chamam a atenção é a simulação de catástrofe, iniciativa da Liga do Trauma e Cirurgia de Emergência (veja como foi em 2014 e em 2013). Neste ano, o planejamento é demonstrar uma queda de avião ou um acidente dentro de boate, adianta Juliana Hernandes Seribeli, presidente da liga e aluna do 10º termo. “A Liga do Trauma não é só para quem quer fazer cirurgia, mas para todos que vão trabalhar em pronto-socorro, porque surgem muitos traumas, são a terceira causa de morte no nosso país, então os médicos têm que estar preparados para atender a vítima”.

Conheça e participe – Os estudantes da Famepp/Unoeste podem participar de mais de uma liga acadêmica. O estatuto das ligas pode ser visto aqui e o estatuto da Comissão das Ligas Acadêmicas está à disposição nesta página. Para receber informações adicionais sobre elas, inclusive preencher ficha de inscrição, o acadêmico deve procurar a secretaria do curso de Medicina, no térreo do bloco H do campus I da Unoeste. Os telefones de contato são (18) 3229-1102 ou 1169.

As ligas são: Alergologia e Imunologia Clínica; Anestesiologia; Angiologia e Cirurgia Vascular; Cardiologia e Hipertensão; Cirurgia Oncológica; Clínica Cirúrgica; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia e Metabologia; Geriatria e Gerontologia; Ginecologia e Obstetrícia; Hematologia e Oncologia Clínica; Infectologia; Neonatologia; Neurociências; Neurocirurgia; Oftalmologia; Ortopedia e Traumatologia Esportiva; Otorrinologia e Cirurgia Cérvico-facial; Pediatria; Pesquisa Científica; Psiquiatria; Reumatologia; Semiologia e Raciocínio Clínico; Toxicologia; Trauma e Cirurgia de Emergência; Urgência e Emergência; Urologia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem