CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Teoria da paisagem é indicada na escolha de área para aterro

Estudo científico com foco em Anhumas serve de modelo aos municípios no entorno de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Teoria da paisagem é indicada na escolha de área para aterro
Coladello ao fazer a defesa pública de sua dissertação
Foto: João Paulo Barbosa Teoria da paisagem é indicada na escolha de área para aterro
Banca avaliadora: doutores Nunes, Boin e Felício
Foto: João Paulo Barbosa Teoria da paisagem é indicada na escolha de área para aterro
Coladello com os doutores Boin, Felício e Nunes


Considerando a obrigatoriedade da destinação correta dos resíduos sólidos pelos municípios, durante os estudos no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, o engenheiro ambiental Rodrigo Coladello de Oliveira desenvolveu pesquisa que resultou na dissertação “Escolha de Área para Aterro Sanitário em Meios Porosos: o Caso do Município de Anhumas (SP)”. A defesa pública ocorreu na tarde desta sexta-feira (27), na presença do orientador Dr. Marcos Norberto Boin e dos examinadores doutores Munir Jorge Felício e João Osvaldo Rodrigues Nunes, convidado junto à Unesp em Presidente Prudente.

A obrigação decorre da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 e que estabelecia para 2014 o prazo de encerramento dos lixões e aterros controlados. Diante das dificuldades financeiras e técnicas dos municípios, houve prorrogação por mais quatro anos. Uma das questões técnicas é a problemática locacional dos depósitos de resíduos, para a qual se ateve a pesquisa de Coladello. Embora o foco tenha sido Anhumas, o estudo se apresenta como auxílio aos pequenos municípios no entorno de Presidente Prudente, nos quais a situação é semelhante.

“A escolha do município de Anhumas para a realização desse trabalho pautou-se na representatividade do seu entorno, onde as características do meio físico e de uso da terra representam grande similaridade com o contexto regional”, pontuou para anunciar como objetivo principal de seu estudo a proposta de adaptação metodológica da teoria da paisagem, servindo como novo modelo de análise e escolha de locais com potencialidade à instalação de aterros sanitários. Além da utilização da literatura da teoria da análise da paisagem, Coladello buscou informações sobre geoecologia, planejamento ambiental e disposição de resíduos sólidos.

Então, foram estabelecidos os elementos e critérios para o desenvolvimento da pesquisa. Na etapa de inventário levantou informações sobre a paisagem de Anhumas e as registrou cartograficamente com o apoio do sistema de informações geográficas Spring, o que subsidiou a geração das unidades de restrição legal, síntese de fragilidade ambiental e de paisagem. O mapeamento das unidades de ecodinâmicas de instabilidade potencial (estáveis) e instabilidade emergente (instáveis) permitiram classificar as áreas de maior fragilidade. Os resultados demonstraram escassez de alternativas locacionais pela fragilidade do meio físico, aliada às restrições legais e técnicas.

O estudo permitiu definir áreas de paisagem que representam as zonas homólogas de vocação ou não para instalação de aterro sanitário, sendo que o método de escolha fornece informações importantes e pode, perfeitamente, ser utilizado por municípios de pequeno porte. “Entretanto, cabe ressaltar que, uma vez definida a região com potencialidade à referida atividade, a de instalar aterro sanitário, ainda são necessários estudos prévios e específicos”, disse o autor da pesquisa e  que foi aprovado para receber o título de Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem