CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste amplia atendimento jurídico à população carente

Convênio entre universidade e Defensoria Pública contribui na melhoria da prestação de serviço do órgão estadual


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Unoeste amplia atendimento jurídico à população carente
Reunião nesta segunda-feira (23) oficializou a parceria entre a universidade e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Foto: Mariana Tavares Unoeste amplia atendimento jurídico à população carente
Rodolfo Marques da Silva (defensor público), Sérgio Ronchi (coordenador do curso) e José Eduardo Creste (pró-reitor Acadêmico)


A partir do dia 3 de março, a Unoeste, por meio do curso de Direito, ampliará o atendimento de orientação jurídica à população carente. É que a universidade firmou convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e oferecerá o serviço nos mesmos moldes do que ocorre no órgão estadual, sendo nas áreas cível, família e criminal. Agora, além do atendimento que o curso realiza pelo escritório piloto, receberá também assistidos encaminhados pela defensoria.

Nesta segunda-feira (23), o defensor público Rodolfo Marques da Silva, responsável pelos convênios na regional de Presidente Prudente, esteve no campus I da universidade para oficializar a parceria com o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e com o coordenador da graduação, Sérgio Ronchi. “Os atendimentos serão feitos por advogados contratados pela Unoeste, que ficarão encarregados exclusivamente dos assistidos encaminhados pela defensoria”, explica o coordenador.

Formado em Direito pela Unoeste, o defensor público frisa que a parceria contribui na melhoria da prestação de serviços para aqueles que necessitam de orientação jurídica gratuita. “Não temos ainda o número de profissionais suficientes para atender toda a população carente do Estado. Por isso, buscamos parceiros, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e instituições de ensino superior. Reconhecemos a importância desse convênio, pois temos a certeza de que a universidade irá contratar profissionais qualificados para o atendimento e sabemos que para o âmbito acadêmico é essencial unir teoria à prática jurídica”, salienta Silva.

Ronchi ressalta que a universidade recebeu com entusiasmo a confirmação do convênio, tanto pelo engrandecimento do curso de Direito quanto pela aproximação da instituição de ensino com a sociedade civil, “na prestação de assistência à população carente, que está dentro da filosofia de cumprir não só a função educacional, mas também a social”. Ele afirma que o aumento da demanda de processos contribuirá para a formação acadêmica, pois também haverá novas vagas de estágio; ampliação da atuação do Núcleo de Prática Jurídica; além de proporcionar aos estudantes a possibilidade de vivenciar o cotidiano de um escritório de advocacia, bem como promover a responsabilidade social.

Atendimento – O interessado no serviço deverá dirigir-se primeiro à Defensoria Pública, que fará a triagem preliminar e o encaminhamento. Na Unoeste, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Processo seletivo – Ainda nesta semana deve ser divulgado o edital do processo seletivo para a contratação de advogados para a atuação no escritório da universidade, exclusivamente para atender a demanda da defensoria. Ronchi explica que o processo ocorrerá em duas fases, sendo a primeira com prova objetiva e a segunda com prova prática. Os interessados devem ficar atentos à página da Unoeste na internet.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem