CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Água com pH básico inibe placa de gordura gerada por cádmio

Constatação ocorre em estudo sobre pH da água de beber na gênese de lesões cardiovasculares causada pelo metal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Água com pH básico inibe placa de gordura gerada por cádmio
Jair José Golghetto se torna mestre em Saúde Animal
Foto: João Paulo Barbosa Água com pH básico inibe placa de gordura gerada por cádmio
Banca avaliadora: doutores Filardi, Gisele e Francis
Foto: João Paulo Barbosa Água com pH básico inibe placa de gordura gerada por cádmio
Golghetto com os doutores Gisele, Francis e Filardi


Atualizada em 31/03/2015

Muito utilizado em alguns segmentos indústrias, em pilhas e baterias recarregáveis – como são as de aparelhos celulares – e facilmente encontrado em ambientes aquáticos, nas águas de superfícies subterrâneas, o cádmio é um metal pesado com poder de provocar efeitos deletérios cardiovasculares. A ingestão desse metal, por alimento ou água contaminada, pode resultar em placas de gordura nas artérias. Estudo científico avaliou o efeito do potencial Hidrogeniônico (pH) da água de beber na gênese de lesões cardiovasculares provocadas pela intoxicação por cádmio. A conclusão foi de que o metal provocou aparecimento de placas de gordura na aorta dos animais expostos. Porém, a exposição em água com pH básico diminuiu a formação da alteração.

Na pesquisa foram utilizados 90 ratos wistar, todos machos. Os animais foram distribuídos em seis grupos de 15. Respectivamente para cada grupo foram feitas as seguintes aplicações: A) solução de cloreto de cádmio, na proporção de 400 miligrama por litro, na água de beber com pH neutro; B) a mesma coisa, porém com pH ácido; C) idem, mas com pH básico; D) água de beber com pH ácido; E) água de beber com pH básico; e E) água de beber com pH neutro. Após seis meses, os animais foram sacrificados para coleta do coração e da aorta de cada um, para análise microscópica. No coração não foram encontradas alterações, mas na aorta foi possível observação de placas de gordura em diferentes percentuais, variando de 7,7% a 50%.

O estudo desenvolvido pelo médico Jair José Golghetto resultou na dissertação “Efeito do pH da Água na Gênese de Lesões Cardiovasculares por Intoxicação por Cádmio em Ratos Wistar”, levada à defesa pública na tarde de sexta-feira (27) junto ao mestrado em Ciência Animal, ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. A pesquisa de Golghetto faz parte de um grande estudo que tem gerado outras defesas e publicações científicas, conforme a orientadora Dra. Gisele Alborghetti Nai. O estudo em questão foi publicado no periódico Biological Trace Element Research, no sistema on-line da revista na área de medicina veterinária, mantido pelo Grupo Springer, de Nova York.

Além do autor do estudo e da orientadora, o artigo publicado em janeiro deste ano leva as assinaturas dos estudantes de Medicina envolvidos em iniciação científica Mariani Paulino Soriano Estrella, Juliana Apolônio Alves e Leonardo Alves Garcia. A publicação atesta a qualidade da pesquisa inserida num grande estudo que tem gerado outras defesas e publicações. O experimento de Golghetto utilizou na Unoeste o Biotério Central, Biotério de Experimentação Animal e Laboratório de Anatomia Patalógica. A dissertação foi avaliada e aprovada pelos doutores Francis Lopes Pacagnelli e Bruno Andraus Filardi, convidado junto a Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com a aprovação, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste outorga a Golghetto o título de mestre em Ciência Animal, mestrado inserido no recém-criado Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Fisiopatologia em Saúde Animal, que a partir de abril deste ano passa a oferecer também o doutorado. Oriundo de Pirassununga (SP), Golghetto mora há cinco anos em Presidente Prudente. Trabalha no Hospital Regional (HR), onde faz preceptoria para residentes, a maioria deles médicos formados pela Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem