CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cárie de mamadeira pode prejudicar dentes dos bebês

Lesão surge nos primeiros anos de vida e pode ser evitada com prevenção; Unoeste oferece tratamento gratuito


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Cárie de mamadeira pode prejudicar dentes dos bebês
Atendimentos para crianças de 0 a 3 anos são realizados na Clínica de Odontologia da universidade


Nada como olhar para o seu filho e vê-lo dormir a noite toda depois de tomar uma mamadeira cheia de leite. Essa sensação de satisfação é muito boa, só que geralmente, as mães não sabem que é nessa hora que as bactérias agem na boca do pequeno, podendo causar a conhecida cárie de mamadeira. A lesão atinge principalmente crianças entre 0 e 3 anos é bem agressiva, pois além de provocar dor, compromete o nascimento dos dentes de leite e causa sua destruição rápida.

No Brasil, esse tipo de cárie ocorre com muita frequência, entretanto, pode ser evitado, por meio da prevenção. A professora do curso de Odontologia da Unoeste, Karine Takahashi revela que a universidade promove ações que podem contribuir para um melhor cenário, por meio do projeto denominado Odontobebê. “Fazemos um tratamento preventivo/educativo, com o objetivo de evitar o desenvolvimento de lesões bucais e desenvolver hábitos saudáveis por parte dos pais ou responsáveis”, explica a docente, que é a coordenadora da inciativa.

Ela acrescenta que o acompanhamento na primeira infância é totalmente gratuito e acontece na Clínica de Odontologia, no campus I. “A cárie de mamadeira é um dos problemas que pode acometer as crianças e levá-las ao estado de subnutrição. Além disso, podemos diagnosticar precocemente problemas ortodônticos e, posteriormente, fazer uma intervenção mais efetiva”.

Karine destaca que a partir do momento que o paciente atinge a idade limite do projeto, que é de 3 anos, é encaminhado para a Odontopediatria, que dá sequência ao acompanhamento. “É um trabalho integrado e ofertado para a comunidade de Presidente Prudente e região, permitindo a assistência odontológica contínua até os 12 anos de idade, o que contribui para uma saúde bucal cada vez melhor da população”.

Serviço – Os agendamentos para atendimentos do projeto Odontobebê podem ser feitos na Clínica de Odontologia da Unoeste, localizada no bloco J, campus I da universidade. Mais informações pelo telefone (18) 3229-1077.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem