CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Debate sobre cidades em crise é feito com foco no Direito

Iniciativa envolve professores universitários brasileiros e portugueses envolvidos em estudos científicos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Debate sobre cidades em crise é feito com foco no Direito
Oliveira, Rachel, Porto e Renata durante o congresso na UFSCar


A crescente população mundial e a concentração de pessoas no meio urbano têm gerado sérios problemas ambientais, sociais e econômicos. Dentre eles estão ocupações de áreas inadequadas para moradias coletivas, causando degradação ambiental; alto custo de disponibilização de serviços essenciais à população e aumento da criminalidade. São assuntos debatidos à luz do Direito por professores universitários brasileiros e portugueses, com a Unoeste inserida nesse debate. Nesse âmbito, o mais recente encontro ocorreu no Congresso Internacional “Novos Direitos: Cidade em Crise”, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Convidada a participar do grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar, que oferece mestrado e doutorado e também envolve a graduação em iniciação científica, Rachel Lopes Queiroz Chacur representa a Unoeste enquanto professora do curso de Direito, coordenadora da pós-graduação lato sensu na área e por sua atuação na Assessoria de Relações Interinstitucionais, vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Rachel retorna de São Carlos, onde esteve na semana passada, com ótimas perspectivas sobre o envolvimento da Unoeste no projeto.

“Fui convidada para participar do grupo de pesquisa representando a Unoeste. Esta é uma oportunidade para estreitarmos os laços acadêmicos e culturais com a UFSCar e com a Faculdade de Direito de Coimbra, propiciando o acesso dos acadêmicos da graduação e fomentos na pós-graduação junto aquele país”, comenta ao retornar do congresso onde trataram do planejamento de novas frentes de trabalhos em projetos de capacitação e protocolo de pesquisas junto aos órgãos de fomento, entre Brasil e Portugal. O evento esteve voltado em oferecer subsídios para a discussão, análise, execução de estudos e projetos.

São ações relacionadas aos diversos problemas nas cidades - ambiental, social e econômico - fundamentados em conceitos desenvolvidos pela comunidade científica e em experiências práticas do setor público e Organizações Não Governamentais (ONGs), com atenção especial às discussões envolvendo os desafios relacionados às práticas democráticas de participação popular no planejamento e gestão das cidades, em busca de cidades sustentáveis, com justiça social e respeito aos direitos fundamentais das pessoas.

O congresso ocorreu de 5 a 7 deste mês na UFSCar; com atividades no Teatro Florestan Fernandes, no anfiteatro Bento Prado e outras dependências. A Universidade de Coimbra esteve representada pelos professores doutores Manuel Carlos Lopes e Renata Oliveira, membros de comissões científicas em Portugal e com votos representativos na União Europeia, que foram especialmente recepcionados pelo coordenador do doutorado em meio ambiente da UFSCar, doutor Celso Maran de Oliveira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem