CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos podem resultar em proteção à saúde na amamentação

Técnica de baixo custo e fácil aplicação detecta larvas de verme no leite bovino e pode evoluir ao uso humano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudos podem resultar em proteção à saúde na amamentação
Edlayne: aprovada como mestre em Saúde Animal
Foto: João Paulo Barbosa Estudos podem resultar em proteção à saúde na amamentação
Banca examinadora: doutores Rosa, Santarém e Daniela
Foto: João Paulo Barbosa Estudos podem resultar em proteção à saúde na amamentação
Edlayne com os doutores Santarém, Daniela e Rosa


Estudo científico sequenciado apresenta sucesso em sua segunda etapa. Primeiro, foi desenvolvida uma padronização técnica de centrifugo-sedimentação. Agora, testada para detectar no leite larvas de Toxocara canis, parasita conhecido como verme. Além de ser possível, a técnica apresentou alta sensibilidade. Mediante contaminação proposital, foi detectada até mesmo com uma única larva. O experimento também variou o número de larvas, de 5 a 50. No mínimo foi possível detectar 60%. Numa próxima pesquisa, a pretensão é avaliar a técnica em animais infectados, para descobrir se pode ocorrer a transmissão na amamentação. Com a técnica padronizada em animais, possivelmente no futuro poderá ser utilizada em ser humano, numa perspectiva do aleitamento materno.

Com a orientação do Dr. Vamilton Álvares Santarém, a enfermeira e professora universitária em curso de medicina Edlayne Larissa Gretter Machado Pereira desenvolveu a pesquisa de padronização da técnica. O estudo resultou na dissertação “Limiar de Detecção de Larvas de Toxocara Canis em Leite Bovino Experimentalmente Contaminado”, levada à defesa pública na tarde desta sexta-feira (27). Na banca examinadora do mestrado em Ciência Animal, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Santarém recebeu seus colegas doutores Rosa Maria Barilli Nogueira e Daniela Dib Gonçalves, convidada junto à Universidade Paranaense (Unipar).

Entre os problemas de saúde pública, a toxocaríase – doença transmitida aos seres humanos por animais – ocorre em todo planeta. Entre animais domésticos, cães são hospedeiros do parasita que apresenta enorme capacidade reprodutora. Instalado no intestino delgado, chega a produzir 200 ovos por dia. Eliminado nas fezes, os ovos podem contaminar seres humanos. O contágio também pode ocorrer com o consumo de alimentos, especialmente verduras e carnes, causando a toxocaríase que pode ser visceral, atingindo vários órgãos; ocular, causando infecções nos olhos; e neurotoxocaríase, quando afeta o sistema nervoso central. Daí a importância de estudos científicos nessa área.

Com a constatação de que a técnica de centrifugo-sedimentação pode servir para recuperação de larvas Toxocara canis em amostra de leite de várias espécies animais, contaminados naturalmente ou experimentalmente, o estudo, que tornou-se público, representou mais um avanço na busca de solução à esse problema de saúde pública. Há ainda a vantagem de ser uma técnica que pode ser popularizada, pelo baixo custo. São utilizados poucos reagentes e pode ser aplicada em qualquer laboratório de parasitologia, obtendo os resultados em pouco tempo, conforme Edlayne, que foi aprovada para receber o título de mestre em Ciência Animal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem