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Grupos de estudos em educação ajudarão duas escolas públicas

Projetos em fase de elaboração irão atender necessidades específicas que necessitam de intervenções


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Foto: João Paulo Barbosa Grupos de estudos em educação ajudarão duas escolas públicas
Grupo de estudos sobre contexto escolar e processos de ensino
Foto: João Paulo Barbosa Grupos de estudos em educação ajudarão duas escolas públicas
Reunião do grupo de estudos sobre formação de professores
Foto: João Paulo Barbosa Grupos de estudos em educação ajudarão duas escolas públicas
Doutoras Camélia e Raimunda ao conduzirem reunião com dois grupos

  
Como parte das ações para ampliar ainda mais a produção em pesquisa na Unoeste, dois grupos de estudos do Programa de Mestrado em Educação estão empenhados em atender necessidades de escolas públicas: municipal e estadual. Os projetos estão em fase de elaboração para cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São dois casos que requerem intervenções e motivadores de pesquisa-ação, o que implica no envolvimento do ensino, pesquisa e extensão. São problemas que precisam ser resolvidos. Para não expor as escolas, pelo menos por enquanto os nomes são mantidos em sigilo.

Na escola municipal, os problemas passam por rebeldia de alunos e rotatividade de professores, enquanto que na estadual houve queda de rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entendimentos com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente e com a Diretoria Regional de Ensino já remeteram os pesquisadores líderes dos grupos de estudos para as respectivas escolas. Os grupos desenvolverão os estudos isoladamente e em conjunto, neste último caso quando forem tratados de problemas comuns. Fazem parte: professores pesquisadores, estudantes do mestrado e convidados externos.

Na questão da escola que pretende recuperar o Ideb, estão previstos três grandes eixos de ação: 1) abordagem sobre questões pedagógicas relacionadas ao contexto das disciplinas, 2) gestões pedagógicas e administrativas e o papel do professor mediador, 3) relações interpessoais e conflitos na escola. A proposta para a escola municipal também está em construção. Nesses casos, os envolvimentos são dos grupos “Formação de Professores e construção dos processos subjetivos”, liderado pela Dra. Camélia Santina Murgo Mansão, e “Contexto Escolar e Processo de Ensino aprendizagem: ações e interações”, liderado pela Dra. Raimunda Abou Gebran.

Em atenção ao apelo institucional de fortalecimento da pesquisa, por intermédio da Pró-reitoria da Pesquisa e Pós-graduação, o mestrado instala dois novos grupos de estudos, que são os de “Educação, Currículo e Tecnologias” e “Instituição Educacional: organização e gestão”, liderados respectivamente pelas doutoras Adriana de Lima Terçariol e Érika Porceli Alaniz. Os encontros são realizados a cada 15 dias ou mensalmente, dependendo do andamento dos estudos e das demandas de atividades que em breve incluirão as intervenções.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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